Dia do Telefone (10 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2879

Próxima Celebração "Dia do Telefone": Sábado, 10 de Março de 2018, : daqui 201 dias, 00:14:55-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Telefone em 10 de março de cada ano, é uma comemoração extraoficial, que aparece listada em vários calendários brasileiros de datas festivas.

Essa data comemorativa extraoficial tem por fim, marcar a data daquela que é considerada como a 1ª chamada telefônica bem-sucedida na história mundial, ocorrida em 10 DE MARÇO DE 1876, a partir da invenção do grande gênio italiano então radicado nos Estados Unidos da América, Antonio Meucci [Antonio Santi Giuseppe Meucci], que foi indevidamente patenteada, mas perfeitamente aperfeiçoada pelo cientista, inventor, engenheiro e inovador escocês, Alexander Graham Bell.
Nesse que é tido como o 1º contato telefônico do mundo, Graham Bell teria dito para seu assistente, Thomas Augustus Watson, algo como [em tradução livre do inglês para o português]: "Senhor Watson, venha aqui, que eu preciso de você".

Claro que essa não teria sido a 1ª ligação telefônica do mundo, pois já em 1856, Meucci havia construído um telefone eletromagnético, ao qual ele dera o nome de telettrofono, para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado então no 2º andar da casa onde ele morava, pois sua esposa sofria de reumatismo.
Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção, e acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em 1876, patenteou a invenção como sua.
Meucci processou o inventor escocês, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como o inventor do telefone.

O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos da América aprovou a resolução Nº 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.Não demorou muito para o telefone chegar ao Brasil, porque o Imperador brasileiro, Dom Pedro II, participou na localidade norte-americana da Filadélfia da famosa "Exposição Centenária" em comemoração aos 100 anos de independência dos Estados Unidos da América. Nessa exposição estava Graham Bell, que buscava mostrar o seu invento a peritos e interessados em tecnologia.

Nessa ocasião, Dom Pedro II não apenas viu o telefone e conversou com seu inventor, como também participou diretamente da demonstração do aparelho em público.
Os dois foram para um campo aberto e, em uma distância de 150 metros, Bell teria falado para o imperador, por meio do telefone, o verso do escritor inglês, Shakespeare: "Ser ou não ser?" ou "to be or not to be?" Dom Pedro II teria respondido então: "Meu Deus, isto fala!"

Fontes consultadas:

  1. mundoeducacao.bol.uol.com.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2879

RSS/XML