Dia do Técnico em Eletrônica (5 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/Ol7K

O Dia do Técnico em Eletrônica em 5 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pela Lei Nº 4.265 de 21 de setembro de 1984, e que também aparece em vários calendários brasileiros como "Dia Nacional do Técnico em Eletrotécnica" ou "Dia do Técnico em Eletricidade".

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da promulgação da Lei Nº 5.524 de 5 de novembro de 1968, que então regulamentou a profissão de técnico industrial de nível médio no Brasil.

Para conhecimento, o técnico em Eletrônica é o profissional que elabora pequenos projetos de sistemas de automação industrial; Planeja , supervisiona e realiza a manutenção de equipamentos, subsistemas de controle e automação industrial, em trabalho integrado com equipes multiprofissionais, utilizando materiais, dispositivos e equipamentos seguindo normas técnicas, especificações de catalogo e manuais de fornecedores e elaborando documentação técnica; Instala máquinas, dispositivos, componentes e programa de computadores, utilizados em sistemas de controle e automação industrial, seguindo normas técnicas, especificações de catalogo e manuais de fornecedores e elaborando documentação técnica; Detecta defeitos em equipamentos de informática, analisando sistemas de aquisição e comunicação de dados , interpretando diagramas esquemáticos, layout de circuitos das placas, utilizando-se de técnicas, equipamentos, instrumentos e ferramentas apropriadas; realiza estudos de melhoria em sistemas de automação industrial e comercial, nos processos de produção e manutenção referentes a layout do ambiente de produção e ao fluxo de materiais, propondo incorporação de novas tecnologias, quando aplicáveis, considerando os métodos, processos, logística própria do ambiente fabril e comercial e aplicando normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

É importante que o técnico em eletrônica tenha conhecimentos em projeto aplicado de eletrônica; desenho técnico; análise de circuitos; técnicas de laboratório; eletrônica geral básica; lógica e programação básica; projeto aplicado em desenvolvimento; eletrônica geral avançada; lógica e programação avançada; eletrônica digital básica; circuitos eletrônicos básicos; máquinas elétricas; eletrotécnica; projeto aplicado avançado; eletrônica digital avançada; sistemas hidráulicos e pneumáticos; controlador lógico programável; controle de processos; circuitos eletrônicos avançados; e comandos elétricos..

O técnico em eletrônica pode trabalhar em indústrias; Laboratórios de controle de qualidade e de manutenção; Empresas de informática; Empresas de telecomunicações; Empresas de produtos eletrônicos, entre outros.

Fontes consultadas em 4 de novembro de 2016 às 13:30:40:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. bentoquirino.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/Ol7K

RSS/XML