Dia do Supervisor de Ensino (14 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/NVOH

O Dia do Supervisor de Ensino em 14 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 11366 de 28 de março de 2003.

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da fundação da APASE [Associação Paulista de Supervisores de Ensino], que foi constituída em 14 de novembro de 1981, como uma organização sindical de 1º grau em nível estadual, autônoma, apartidária, sem fins econômicos, democrática, comprometida com a defesa dos interesses dos Supervisores de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo e luta pela melhoria salarial e condições de trabalho engajada no processo de transformação da sociedade na direção da democracia, e que, numa Assembleia Geral da APASE em 16 de maio de 1990, foi transformada em Sindicato dos Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo, com finalidades ampliadas, incluindo as específicas de defesa da categoria profissional do ponto de vista salarial, das prerrogativas trabalhistas, do intercâmbio com os sindicatos congêneres e associações representativas não sindicais que congregam integrantes da categoria profissional representada, passando a: 
- representar e defender os direitos e interesses profissionais individuais e coletivos da categoria representada, de seus sindicalizados, em juízo ou fora dele; e
- promover todo tipo de reivindicações relativas ao vínculo funcional de seus sindicalizados e dos integrantes da categoria profissional representada.

A Supervisão existe no sistema estadual de ensino paulista, sob a denominação de Inspeção Escolar, de forma sistemática e com característica de mediadora entre a escola e a administração superior do ensino, desde os anos 50, em continuidade às tarefas de inspeção de grupos escolares da década anterior que foram sendo ampliadas.

Em 1974, com o "Estatuto do Magistério do Estado de São Paulo, estabelecido pela Lei Complementar Nº 114 de 13 de novembro de 1974, surge pela primeira vez no Estado de São Paulo a figura oficial do agente de supervisão, então denominado Supervisor Pedagógico.

Para conhecimento, supervisão de ensino é uma especialidade do pedagogo, que pode ser obtida através de cursos de habilitação, incorporada ou não à licenciatura em pedagogia, ou através de especialização. O supervisor de ensino atua junto ao corpo docente das instituições de ensino, coordenando as práticas pedagógicas, e acompanhando o desenvolvimento do currículo escolar.
O trabalho desenvolvido pelo supervisor de ensino envolve professores, diretoria, alunos e pais de alunos:

  • Com os docentes, se reúne individualmente ou em grupo para troca de ideias/experiências sobre o trabalho a ser realizado em classe, efetivando o planejamento através da contemplação do currículo escolar. Promove ainda, momento para reflexão sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula com o objetivo de melhorar os resultados obtidos, referentes a aprendizagem do educando.
  • Com a direção da escola, participa organizando, acompanhando e desenvolvendo todo o processo de Plano de Ação para o referido ano letivo, realiza reunião de pais, viabiliza situações de Estudo do Meio e outras que são necessárias recursos materiais, entre outras.
  • Com alunos, promove acompanhamento regular das atividades propostas, bem como das avaliações e seus resultados. Realiza encontros individuais ou em grupo para sondar ideias, opiniões, dúvidas, expectativas, angústias, etc...
  • Com os pais, constrói os elos de ligação entre aluno, família e escola, através de uma relação de confiança, de diálogo, de orientação, de acompanhamento individual, visando a efetiva aprendizagem do educando.

Fontes consultadas em 29 de outubro de 2016 às 00:28:24:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. www.sindicatoapase.com.br/…
  4. www.al.sp.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/NVOH

RSS/XML