Dia do Softbol (24 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1566

Hoje, Celebração "Dia do Softbol": Domingo, 24 de Setembro de 2017, : por+ 00:12:23-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Softbol em 24 de setembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 13.644 de 1 de setembro de 2009, e que já estava oficializada na cidade brasileira de São Paulo-SP pela Lei Nº 14.209 de 15 de setembro de 2006.

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da fundação da Federação Paulista de Beisebol e Softbol, que foi constituída em 24 de setembro de 1946, a partir da idealização do jornalista brasileiro do jornal "Gazeta Esportiva", Olimpio de Sá Silva, juntamente com mais 28 signatários, representando agremiações das cidades brasileiras de Álvares Machado-SP, Araçatuba-SP, JundiaíSP, Lins-SP, Martinopolis-SP, Marilia-SP, Pereira Barreto-SP, Presidente Prudente-SP, Pompeia-SP, Registro-SP, São Paulo-SP e Santo André-SP.

O objetivo de criar a referida Federação foi incentivar esse método de se praticar o baseball em ginásios cobertos, que foi concebido em 1887 pelo repórter estadunidense, George Hancock, com o fim de preencher a lacuna entre a temporada do futebol norte-americano e a do beisebol, no rigoroso inverno dos Estados Unidos da América.

Para conhecimento, o softbol [soft significa "leve" em inglês] é um esporte muito parecido com o beisebol, sendo usadas praticamente as mesmas regras para ambas modalidades esportivas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola [maiores no softbol], as dimensões do campo [menores que as do campo de beisebol] e a duração do jogo, que é de sete entradas no softbol, ao invés de nove como no Beisebol. Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente: tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferenciam estas duas modalidades irmãs. Em termos de alta competição o softbol é majoritariamente praticado por equipes femininas.
A meta perseguida no softbol, tal qual no beisebol, é marcar o maior número possível de pontos ["corridas"] para se vencer o jogo.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.radarmunicipal.com.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1566

RSS/XML