Dia do Músico Evangélico (20 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/n9PU

O Dia do Músico Evangélico em 20 de novembro de cada ano, é uma comemoração de membros da IPI [Igreja Presbiteriana Independente] do Brasil, uma igreja protestante de confissão de fé reformada (calvinista).

Essa data comemorativa de membros da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do pastor Presbiteriano, músico, regente de coral, organista, cantor, compositor, tradutor e arranjador brasileiro de música sacra evangélica, João Wilson Faustini, que veio ao mundo em 20 de novembro de 1931, e que é considerado um “pioneiro da música sacra evangélica no Brasil” e patrono da Soemus [Sociedade Evangélica de Música Sacra], enquanto editor da maior coleção de Música Evangélica Religiosa da língua portuguesa em seu tempo, com hinos presentes em diversos hinários brasileiros. E não é para menos: dos 573 hinos que figuram em no Hinário Luterano da IIPI, aproximadamente 36 são de sua autoria, (seja como autor dos textos, tradutor, compositor ou arranjador).
Além disso, João Wilson Faustini é pastor emérito da igreja "st.Paul's church, membro do presbitério de Newark ,New Jersey nos Estados Unidos da América, membro vitalício da Sociedade de Hinos da América e do Canadá ou "Hymn Society of america and canada".

João Wilson Faustini estudou na Faculdade de coro de Westminster ou "Westminster Choir College", em Princeton-NJ, no país dos ianques, onde participou do coral e deu recital de canto. Recebeu o 1º lugar pela composição de "Only a Manger", canto de natal para coro. Em 1967 e 1968, participou do grupo de ópera de Princeton, como tenor. fez mestrado de musica na escola de Musica do Seminário teológico da União ou "Union Theological Seminary" em Nova York, especializando-se em composição. De 1967 a 1972, foi professor na Avenel Junior High School, na Cedarcroft Middle School de South Plainfield-NJ, e no North Eastern Biblie College ,em Essex Fells ,Nova Jersey, todos nos Estados Unidos da América. De 1996 a 2006, foi organista e regente do coral da Second Presbyterian Church em Elizabeth,NJ em território norte-americano.

Tem 3 coleções de hinos religiosos publicados nos Estados Unidos da América: "When Breaks the Dawn", "The Heavens are Telling" e "Adoro te Devote". Compôs músicas para textos de Gracia Grindal, para o ano Litúrgico, em um livro intitulado "Treassures of the Faith". Está atualmente publicando uma série de volumes e uma coleção de composições brasileiras para órgão de tubos, intitulada "Brazilian Organ Music". Os volumes I, II, III e IV já estão disponíveis pela publicadora "Wayne Leupold", NC EUA. Promoveu oficinas de canto coral e se apresentou como cantor, ,regente e organista em Philadelphia ,Nova York, Newark, Evaston, Princeton, Elizabeth, Birmingham e Fall River nos Estados Unidos da América. Sua atividade mais recente tem sido como maestro do coral "Gaudeamus in Domino" da Associação Coral Iratiense na cidade brasileira de IRATI-PR.

Fontes consultadas em 20 de novembro de 2016 às 18:20:45:

  1. festivalmusicasacra.webnode.com.br/…
  2. pt.slideshare.net/…
  3. www.ipib.org/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/n9PU

RSS/XML