Dia do início da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes (semana X 27 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/646

Próxima Celebração "Dia do início da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes": Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017, : daqui 92 dias, 14:58:44-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

A Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes na semana em que esteja incluso o dia 27 de setembro de cada ano, é uma comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 13.034 de 29 de maio de 2008, em apoio ao "Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos" no Brasil.

Conforme a Lei supracitada de São Paulo, durante essa semana comemorativa, o Estado paulista deverá promover ampla divulgação da necessidade de cada cidadão manifestar [ainda em vida] seu desejo de doar seus órgãos [após a morte].

Também de acordo com a referida Lei Estadual paulista, esse trabalho junto ao público deverá se dar por meio da realização de palestras, divulgação de material informativo e realização de eventos, sob a supervisão da Secretaria da Saúde de São Paulo,objetivando incentivar a população paulista a se engajar nessa campanha.

A data comemorativa de brasileiros foi criada em louvor a São Cosme e São Damião, que também são tidos como padroeiros dos transplantes, por haverem amputado uma perna gangrenada de um sacristão de pele branca e transplantado em seu lugar uma perna de pele negra retirada de um etíope, então recém-falecido, no que é considerado como o 1º transplante de órgãos/tecidos da história da humanidade, cujo milagre foi retratado por volta do ano 1500 num quadro atribuído ao pintor espanhol, Fernando Del Rincón, que encontra-se em exposição no "Museo del Prado" da cidade e capital espanhola de Madri.

Coincidentemente, os chilenos festejam nessa mesma data o "" ou "Día Nacional del Donante de Órganos y Tejidos del Cuerpo Humano", para marcar a data de 27 de setembro de 1995, em que faleceu a jovem chilena de 12 anos de idade, Pamela Toledo [Pamela Andrea Toledo Ortiz], uma criança da cidade chilena de Talca, que manifestara em vida a vontade de doar seus órgãos em caso de morte, algumas semanas antes de perder a vida por conta de um aneurisma cerebral.
Vontade essa, que fora respeitada por sua família, permitindo a sobrevivência e melhora da qualidade de vida para alguns chilenos.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. www.galenusrevista.com/…
  4. calendariocostarica.com/…
  5. www.leychile.cl/…
  6. www.feriadoschilenos.cl/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/646

RSS/XML