Dia do Início da Semana do Profissional de Educação Física (semana X 1 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1073

Próxima Celebração "Dia do Início da Semana do Profissional de Educação Física": Segunda-Feira, 28 de Agosto de 2017, : daqui 5 dias, 06:27:35-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

A Semana do Profissional de Educação Física na semana em que esteja incluso o dia 1 de setembro, é uma comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, que foi instituída pela Lei Nº 3.792 de 25 de novembro de 2009, e que foi ratificada pela Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010, em apoio ao "Dia do Profissional de Educação Física" no Brasil, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro de cada ano no calendário gregoriano.

De acordo com a Lei supracitada do Mato Grosso do Sul, essa semana comemorativa tem como objetivos:

  • conscientizar a sociedade sul-mato-grossense sobre a importância da prática regular de atividades físicas, de maneira sistematizada e orientada;
  • informar acerca da importância da prática escolar da educação física para o desenvolvimento afetivo, físico e sociocultural dos alunos; e
  • difundir conhecimentos técnicos e práticos sobre as mais variadas questões que envolvem a educação física, através de planejamento, promoções e realizações de campanhas educativas.

Essa semana comemorativa do Mato Grosso do Sul tem por fim, marcar a data da Lei Nº 9.696 de 1 de setembro de 1998, que então regulamentou a profissão de educação física para os brasileiros, além de criar os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física no Brasil.

A partir da promulgação da Lei Federal acima citada, os profissionais brasileiros da Educação Física passaram a ter no CONFEF [Conselho Federal de Educação Física], o órgão principal de organização e normatização das atividades pertinentes a sua área de atuação. Nos Estados brasileiros, o CONFEF é representado pelos CREFs [Conselhos Regionais de Educação Física], com a função de fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física.

Para conhecimento, educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano. É a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de exercícios e atividades corporais.
A educação física trabalha, num sentido amplo, com prevenção de determinadas doenças. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física.
Na verdade, educação física é um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não-competitivas e esportes com fins recreativos, quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.

A princípio os profissionais de Educação Física tinham origem militar, mas atualmente existem escolas civis com preparação tão boa quanto institutos militares.

O bacharel ou licenciado em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas para pessoas ou grupos. Prepara crianças e adultos para as inúmeras modalidades de esporte. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência, aplicando exercícios especiais.
Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias de ginástica, centros esportivos, hospitais, empresas, planos de saúde, prefeituras, acampamentos, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas, ou prestar atendimento individual, como personal trainer.

Fontes consultadas:

  1. aacpdappls.net.ms.gov.br/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. guiadoestudante.abril.com.br/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1073

RSS/XML