Dia do Início da Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas (semana X 24 de junho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1222

Próxima Celebração "Dia do Início da Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas": Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018, : daqui 354 dias, 18:08:21-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

A Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas na semana em que esteja incluso o dia 24 de junho, é uma comemoração móvel do Estado Brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pela Lei Nº 13.812 de 13 de novembro de 2009, e que coincide com a "Semana de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos" de paulistas, contando ainda com a "Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos" do Distrito Federal do Brasil, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dias 18 de junho e 24 de junho de cada ano no calendário gregoriano

Conforme a Lei supracitada de São Paulo, essa semana deverá acontecer com a realização de atividades educativas e eventos organizados pela Secretaria da Educação e por escolas da rede pública estadual, destinados a conscientizar os alunos sobre os riscos associados à prática de brincadeiras perigosas.

De acordo com a referida Lei, são especialmente consideradas como brincadeiras perigosas:

  • brincar próximo a ruas movimentadas ou sobre lajes e telhados;
  • empinar pipas em dias de chuva ou próximo a antenas e fios telefônicos e elétricos;
  • utilizar cerol nas linhas de pipas;
  • soltar balões;e
  • usar fogos de artifício.

A verdade é que até mesmo camas elásticas, bicicletas, escorregadores, patins, pula-pula, entre outros brinquedos corriqueiros, podem causar acidentes, quando usados sem a devida segurança ou supervisão de um adulto.
A cena é mais comum do que se imagina: o filho está se divertindo na festa do amigo quando, de repente, cai do pula-pula e se machuca. Segundo o Ministério brasileiro da Saúde, em 2013, as quedas foram a principal causa de hospitalizações de crianças entre zero e 14 anos no Brasil. Por isso, brincadeiras como camas elásticas, bicicletas, patinss e escorregadores entre outros, merecem tanta atenção. “Quedas como estas podem gerar traumas graves e alguns casos, até mesmo fatais de crânio, membros e coluna, que poderiam ser facilmente evitados com as devidas precauções.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. delas.ig.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1222

RSS/XML