Dia do Início da Semana de Minas Gerais (semana X 16 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/805

Próxima Celebração "Dia do Início da Semana de Minas Gerais": Segunda-Feira, 16 de Julho de 2018, : daqui 357 dias, 20:09:02-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

A Semana de Minas Gerais é uma comemoração móvel do Estado brasileiro de Minas Gerais, que foi instituída pela Lei Nº 10176 de 1 de junho de 1990, e que foi confirmada no Artigo Nº 256 da Constituição Estadual mineira de 1989, para ser celebrada na semana em que esteja incluso o dia 16 de julho, quando se comemora o "Dia do Estado de Minas Gerais", cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dias 10 de julho e 16 de julho de cada ano no calendário gregoriano.

Essa semana comemorativa de mineiros tem por fim, marcar a data oficialmente considerada como a da fundação do arraial do Ribeirão do Carmo [atual cidade brasileira de Mariana-MG], pois foi em 16 de julho de 1696 que os bandeirantes paulistas do Brasil, Miguel Garcia e Salvador Fernandes Furtado, batizaram e oficialmente tomaram posse do ribeirão [então rico em ouro] na região nomeada de Mata-Cavalos, onde se levantou uma capela em louvor a Nossa Senhora do Carmo, fazendo com que o lugar seja consensualmente considerado como o 1º núcleo urbano politicamente organizado do atual Estado de Minas Gerais.
Após esse dia, a notícia do descobrimento de jazidas de ouro na região de Mata-Cavalos se espalhou de forma alarmante, fazendo com que esse 1º povoado crescesse rapidamente, pois naquele tempo,a exploração de ouro e outros metais preciosos contava ainda com o incentivo da Coroa de Portugal.
O lugar conta com uma inestimável importância histórica para os mineiros, pois a atual cidade de Mariana-MG, além de haver sido o 1º núcleo organizado, também foi a 1ª vila, a 1ª cidade e a 1ª capital da então Capitania de Minas Gerais, alcançando o posto de capital, ao participar de uma competição, na qual a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a condição de Cidade.
Sua vitória na disputa foi possível, porque Mariana foi uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa durante o século XVII.

Finalmente, a mudança definitiva de nome para Mariana ocorreu em 23 de abril de 1745, tendo por fim atender uma solicitação do rei português, Dom João V de Portugal, que então desejava homenagear sua esposa, Dona Maria Ana de Áustria.

Fontes consultadas:

  1. pt.wikipedia.org/…
  2. www.usp.br/…
  3. www.almg.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/805

RSS/XML