Dia do início da Semana da Qualidade Total (última semana de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/794

Próxima Celebração "Dia do início da Semana da Qualidade Total": Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2017, : daqui 28 dias, 04:10:42-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

A Semana da Qualidade Total na última semana de outubro, é uma comemoração móvel da cidade brasileira de São Paulo-SP, que foi estabelecida pela Lei Nº 11.825 de 26 de junho de 1995 [regulamentada pelo Decreto Nº 36.983 de 4 de agosto de 1997], e que foi ratificada pela Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dias 19 de outubro e 25 de outubro de cada ano.

A Lei supracitada também instituiu o "Prêmio Municipal de Qualidade", que deverá ser entregue no último dia dessa semana comemorativa de paulistanos, aos órgãos do governo municipal, que tenham desempenhado seus serviços com maior eficiência.

Para conhecimento, a qualidade total é uma decorrência da aplicação da melhoria contínua em processos dentro de uma empresa.

De forma bem resumida, qualidade numa empresa pode ser definida como "o atendimento pleno das necessidades de um cliente". E este atendimento pleno às exigências de clientes depende da implantação de processos de melhoria contínua.

Então pode-se dizer que a "qualidade total" é assim conhecida, porque o seu principal objetivo numa empresa, é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, isto é, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Nesse entendimento, o autor brasileiro na área de administração empresarial e recursos humanos, Idalberto Chiavenato, na sua obra "Introdução à Teoria Geral da Administração", conta que, enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total expande o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveis organizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula, num envolvimento total.

A qualidade total deve ser aplicada a todas as áreas e níveis da empresa, devendo sempre começar do topo, com o total comprometimento da alta administração. Este apoio é fundamental para o sucesso da implantação da qualidade total em qualquer organização.

Nesse processo, o TQM [Gerenciamento da Qualidade Total ou "Total Quality Management"] é um conceito de controle que atribui às pessoas, e não apenas aos gerentes e dirigentes, a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.
A Qualidade Total está baseada no empoderamento das pessoas ou "empowerment", que proporciona aos funcionários a autoridade para tomar decisões que normalmente eram dadas aos gerentes. Assim, os funcionários podem resolver questões sem ter que consultarem seus gerentes a todo o momento, poupando tempo e agilizando a resolução de problemas.

O "empowerment" traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os clientes, que tem suas necessidades atendidas em pouco tempo, fazendo com que a empresa economize tempo e dinheiro, e, principalmente, ainda proporcione a satisfação de seus clientes.

Fontes consultadas:

  1. www.radarmunicipal.com.br/…
  2. www.leismunicipais.com.br/…
  3. www.sobreadministracao.com/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/794

RSS/XML