Dia do início da Semana da Dança de Salão (última semana de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3230

Hoje, Celebração "Dia do início da Semana da Dança de Salão": Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017, : daqui 268 dias, 14:28:57-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

A Semana da Dança de Salão na última semana de novembro, é uma comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, que foi estabelecida pela Lei Nº 3.440 de 11 de julho de 2000, e que foi ratificada pela Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dia 18 de novembro e 24 de novembro de cada ano no calendário gregoriano, praticamente coincidindo na atualidade com o "Dia do Profissional da Dança" em 23 de novembro no Estado brasileiro de São Paulo.

De acordo com a Lei supracitada do Estado dos cariocas, por ocasião das celebrações dessa semana comemorativa,
o Poder Executivo do Estado, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Ação Social e Esporte e Lazer, ficam encarregados de criar o programa relativo ao evento dessa semana festiva, utilizando para esse fim, clubes, praças públicas, escolas da rede pública, além de também poderem se utilizar de locais e instituições públicas ou privadas.

Apesar de muitos esforços e inúmeras pesquisas, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para o estabelecimento dessa semana comemorativa do Estado dos cariocas na última semana de novembro, mesmo após a leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 1.189 de 30 de novembro de 1999 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Para conhecimento, a dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, pelo fato de que, àquele tempo, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de "Il Ballarino" do escritor, compositor, coreógrafo e professor italiano de dança, Fabrizio Caroso. Também já era evidente a postura clássica, ereta, e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.

A dança de casal foi levada pelos colonizadores europeus para as diversas regiões das Américas, onde deu origem a muitas variedades, à medida em que se mesclava às formas populares locais: tango, na Argentina; maxixe (que daria origem ao samba de gafieira), no Brasil; habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc...
Nos Estados Unidos da América, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos 1920. As primeiras danças de salão estadunidenses criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças norte-americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.

Atualmente, no Brasil, os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são: forró, samba de gafieira, zouk, soltinho, salsa, bolero, bachata e tango, sendo que ainda se pode encontrar diversas variações destes gêneros. O soltinho pode ser considerado como uma versão brasileira do swing.

Internacionalmente, para fins de competição, a expressão "dança de salão" se restringe a certas danças, de acordo com as categorias International Standard e International Latin,- definidas pelo WDC [Conselho Mundial de Dança ou "World Dance Council"]. As danças praticadas nesses estilos são: a valsa lenta (ou valsa inglesa); o tango internacional (diverso do tango argentino); a valsa (também chamada de valsa vienense); o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba, (diferente das modalidades de samba brasileiro); o chachachá, a rumba, o paso-doble e o jive (International.

A dança de salão de competição é conhecida no mundo todo como "Dancesport" e "Ballroom Dance". Essas danças seguem passos restritos divididos em 3 níveis de aprendizadoː bronze, prata e ouro (ou iniciados, intermédios e open). Existem 10 danças no estilo internacional e 9 danças no estilo estadunidense.
Os comitês de dança de salão internacional estão constantemente pressionando para incluir esse esporte nos jogos olímpicos de verão.

Fontes consultadas:

  1. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  2. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3230

RSS/XML