Dia do início da Semana da Dança de Salão (última semana de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/TVyD

A Semana da Dança de Salão na última semana de novembro, é uma comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, que foi estabelecida pela Lei Nº 3.440 de 11 de julho de 2000, e que foi ratificada pela Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dia 18 de novembro e 24 de novembro de cada ano no calendário gregoriano, praticamente coincidindo na atualidade com o "Dia do Profissional da Dança" em 23 de novembro no Estado brasileiro de São Paulo.

De acordo com a Lei supracitada do Estado dos cariocas, por ocasião das celebrações dessa semana comemorativa,
o Poder Executivo do Estado, a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Ação Social e Esporte e Lazer, ficam encarregados de criar o programa relativo ao evento dessa semana festiva, utilizando para esse fim, clubes, praças públicas, escolas da rede pública, além de também poderem se utilizar de locais e instituições públicas ou privadas.

Apesar de muitos esforços e inúmeras pesquisas, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para o estabelecimento dessa semana comemorativa do Estado dos cariocas na última semana de novembro, mesmo após a leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 1.189 de 30 de novembro de 1999 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Para conhecimento, a dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, pelo fato de que, àquele tempo, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de "Il Ballarino" do escritor, compositor, coreógrafo e professor italiano de dança, Fabrizio Caroso. Também já era evidente a postura clássica, ereta, e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.

A dança de casal foi levada pelos colonizadores europeus para as diversas regiões das Américas, onde deu origem a muitas variedades, à medida em que se mesclava às formas populares locais: tango, na Argentina; maxixe (que daria origem ao samba de gafieira), no Brasil; habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc...
Nos Estados Unidos da América, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos 1920. As primeiras danças de salão estadunidenses criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças norte-americanas, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.

Atualmente, no Brasil, os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são: forró, samba de gafieira, zouk, soltinho, salsa, bolero, bachata e tango, sendo que ainda se pode encontrar diversas variações destes gêneros. O soltinho pode ser considerado como uma versão brasileira do swing.

Internacionalmente, para fins de competição, a expressão "dança de salão" se restringe a certas danças, de acordo com as categorias International Standard e International Latin,- definidas pelo WDC [Conselho Mundial de Dança ou "World Dance Council"]. As danças praticadas nesses estilos são: a valsa lenta (ou valsa inglesa); o tango internacional (diverso do tango argentino); a valsa (também chamada de valsa vienense); o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba, (diferente das modalidades de samba brasileiro); o chachachá, a rumba, o paso-doble e o jive (International.

A dança de salão de competição é conhecida no mundo todo como "Dancesport" e "Ballroom Dance". Essas danças seguem passos restritos divididos em 3 níveis de aprendizadoː bronze, prata e ouro (ou iniciados, intermédios e open). Existem 10 danças no estilo internacional e 9 danças no estilo estadunidense.
Os comitês de dança de salão internacional estão constantemente pressionando para incluir esse esporte nos jogos olímpicos de verão.

Fontes consultadas em 29 de outubro de 2016 às 02:50:04:

  1. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  2. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/TVyD

RSS/XML