Dia do início da Semana Cultural das Bandas e Fanfarras (última semana de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/4Lfp

A Semana Cultural das Bandas e Fanfarras na última semana de novembro, é uma comemoração móvel no Estado brasileiro do Paraná, que foi estatuída pela Lei Nº 16.092 de 23 de abril de 2009, cuja data do início das celebrações pode ocorrer entre os dias 18 de novembro e 24 de novembro de cada ano no calendário gregoriano, com o fim de:

  • estimular a criação de bandas e fanfarras no Estado do Paraná;
  • promover o intercâmbio entre os integrantes das várias corporações, mediante competições sadias;
  • incentivar as corporações musicais e o aprimoramento de métodos e técnicas; e
  • contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico, do espírito de corporação, da autodisciplina e do civismo, necessários a formação integral do cidadão paranaense.

A Lei supracitada do Estado do Paraná determina que, por ocasião das celebrações dessa semana festiva, deverá ser realizado [dentre outros eventos], o "Concurso de Bandas e Fanfarras do Estado do Paraná", aberto também para bandas e fanfarras de outros Estados e abrangendo categoria técnica da corporação musical, em: banda de percussão; banda de percussão com instrumentos melódicos simples; fanfarra simples tradicional; fanfarra simples marcial; fanfarra com uma válvula; banda marcial; banda musical; e banda sinfônica, e categoria etária da corporação musical, em: infantil; infantojuvenil; juvenil, e sênior.

A Lei paranaense acima mencionada, diz ainda que, o Poder Executivo Estadual do Paraná poderá estabelecer normas e critérios relativos aos seguintes temas, sem prejuízo a outros que se fizerem necessários: a formação da comissão organizadora, composta por representantes da Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, incluindo ainda artistas, críticos, profissionais e pessoas vinculadas a entidades com atuação na área; as condições para as inscrições; e as premiações.

Para conhecimento, no Brasil, Fanfarras ou e Bandas Marciais são os nomes dados as bandas musicais compostas por várias pessoas, músicos, componentes coreográficos. Suas apresentações podem acontecer em ruas, avenidas, ginásios, campos de futebol etc... trazendo sempre em seus repertórios, músicas e performances das mais diversas.
Além de tocar instrumentos de sopro e percussão, há membros dessas corporações que se utilizam da arte cênica para implementar movimentos e beleza ao espetáculo apresentado, podendo vir a utilizar espadas, lanças, bandeiras, mastros etc... e que podem ser conhecidos como Linha de frente, Corpo coreográfico, Mor, Baliza de fanfarra, Pelotão de bandeiras...
O movimento de bandas ou fanfarras no Brasil seguem estilos muitas vezes regionais, uma vez que existem muitas culturas diferenciadas em todas as regiões do país.

Existem, no Brasil, categorias de corporações musicais que geralmente diferem em seu instrumental. São elas: Fanfarras Simples; Fanfarras com um Pisto; Bandas Marciais; Bandas Musicais; e Drum Corps e Marching bands.

Fontes consultadas em 19 de novembro de 2016 às 21:54:46:

  1. www.legislacao.pr.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/4Lfp

RSS/XML