Dia do Ikebana (23 de setembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1563

Próxima Celebração "Dia do Ikebana": Domingo, 23 de Setembro de 2018, : daqui 363 dias, 00:13:28-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Ikebana em 23 de setembro de cada ano, é uma comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 9.883 de 10 de dezembro de 1997, com o fim implícito de difundir e celebrar a cultura dos arranjos florais como elementos de harmonização e embelezamento dos ambientes e da convivência.

Essa data comemorativa de paulistas está relacionada com essa arte japonesa tradicional de arranjos naturais de flores conservados em água [também conhecida como "Kado", que significa "a via das flores" em japonês], e que originalmente, ornamentava os altares domésticos no Japão, podendo ainda dar origem ao "Dia Nacional da Arte da Ikebana-Sanguetsu" no Brasil, de acordo com proposta do Projeto de Lei Nº 7.310-B DE 11 de julho de 2006 da Câmara Federal brasileira, que atualmente está tramitando no Senado Federal do Brasil.

O fato é que o referido Projeto de Lei não trata-se da 1ª tentativa que se fez para instituir um Dia do Ikebana em nível nacional no país, pois o Projeto de Lei Nº 4.384 de 7 de abril de 1998 (arquivado), propôs a criação do "Dia Nacional do Ikebana", também para 23 de setembro, na esteira de um movimento para a criação de um Dia Estadual para os paulistas e para o Estado do Rio de Janeiro. Este último Projeto de Lei trás como justificação básica, o fato de que o dia 23 de setembro de cada ano marca a entrada da Primavera no Hemisfério Sul, o que não é absolutamente verdade, visto que o início da primavera pode variar de ano para ano, sendo "portanto uma data adequada para reafirmar os valores que preconizam a harmonia dos seres humanos com a natureza".

Pela experiência que tenho no trato com datas significativas em geral, em que pese a o argumento da primavera também estar de acordo com os propósitos da criação dessa data celebrativa, mesmo assim, eu teria escolhido o dia 23 de dezembro de cada ano para os festejos da Arte de Ikebana, porque foi exatamente em 23 de dezembro de 1882 que nasceu o patrono japonês do Ikebana, Mokiti Okada, visto que foi dos arranjos florais que ele próprio fazia, que surgiu o estilo Ikebana Sanguetsu.

Ele realizou estudos sobre diversas áreas do conhecimento humano, como política, medicina, educação, filosofia, economia, entre outras, mas se dedicou principalmente ao estudo da religião, das artes e da agricultura, apresentando propostas viáveis para um desenvolvimento social integrado.
Incentivou ainda a prática do altruísmo e a apreciação do Belo, como formas para a elevação da sensibilidade e a aplicação de um método agrícola sustentável, que preserve o meio ambiente e promova a saúde de produtores e consumidores, oferecendo alimentos puros e saborosos.

Mokiti Okada faleceu em 10 de fevereiro de 1955, deixando prontas para as futuras gerações, as bases para a construção de um mundo mundo ideal denominado por ele "Paraíso Terrestre", por ser espiritual e materialmente mais evoluído. Um mundo onde o pensamento, as palavras e as ações do ser humano se fundamentam na Verdade da Lei da Natureza, ou seja, no Grande Ordenamento Jurídico Universal, que submete, regula e harmoniza toda a Criação.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.senado.leg.br/…
  3. www.fmo.org.br/…
  4. www.camara.gov.br/…
  5. www.camara.gov.br/…
  6. agencia-camara.justica.inf.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1563

RSS/XML