Dia do Guarda-noturno (19 de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/5goi

O Dia do Guarda-noturno em 19 de outubro de cada ano, é uma comemoração extraoficial de brasileiros, que aparece em vários calendários na internet, e que tem sido festejada em louvor a São Pedro Alcântara, tido como padroeiro dos guardas noturnos, por ele ter se dedicado a vigília como prática de austeridade religiosa, um santo celebrado em 19 de outubro, de acordo com o calendário antigo da Igreja Católica e com o Calendário hagiológico dos santos, efemérides dos santos ou santoral das principais famílias denominacionais cristãs.

Para conhecimento, São Pedro de Alcântara, de nome de batismo, Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, foi um frade franciscano espanhol, que fez grandes reformas na Ordem dos Capuchinhos no Reino de Portugal.

Pedro de Alcântara nasceu no seio de uma família nobre e estudou direito na Universidade de Salamanca, mas, em 1515, abandonou os estudos e tomou uma vida religiosa no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valência de Alcântara, onde tomou o nome de frade Pedro de Alcântara. Foi ordenado em 1524, com 25 anos.

Viajou até Portugal em 1539, para ajudar o seu parente, Martín de Santa Maria Benavides, a reformar uma das províncias franciscanas. De 1542 a 1544, foi guardião e mestre de noviços em Palhais. Com a morte de Martín, em 1546, foi Pedro de Alcântara quem deu seguimento a seu trabalho, sendo, por isso, muito apreciado pelo rei Dom João III de Portugal.

Logo estabeleceu-se na Serra da Arrábida e, aí, ajudou a fundar uma série de mosteiros noutras zonas do país), para os chamados Arrábidos (ou Capuchos, nomeadamente o chamado Convento de Nossa Senhora da Arrábida. Escreveu toda a regra da comunidade lá perto, em Azeitão.

Em 1555, iniciou a reforma da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, mediante as regras "alcantarinas", hoje conhecidas como de "Estrita Observância". Mais tarde, foram os Arrábidos que foram colocados no Convento de Mafra por Dom João V de Portugal. Acabaram por ser expulsos de Portugal quando da implantação do liberalismo no país, sendo, então, reintegrados na Ordem de São Francisco.
Em 1557, estava de volta ao Reino de Portugal que tanto amava.

Era notável pregador e místico, amigo e confessor de Santa Teresa de Jesus, a quem terá ajudado, em 1559, na tarefa de reforma da Ordem dos Carmelitas, a par de São João da Cruz. Escreveu o "Tratado da Oração e Meditação", que terá sido lido por São Francisco de Sales.

Diz-se também que Pedro de Alcântara dormiu muito pouco e que ele sempre dormia sentado. Porque ele estava a maior parte do tempo acordado, enquanto seus irmão frades estavam dormindo, ele é o santo padroeiro dos adoradores noturnos e dos guardas noturnos.

Para conhecimento, guarda-noturno é um profissional que exerce a atividade de ronda e de vigilância de uma determinada área urbana, durante o período noturno, auxiliando as forças de segurança e os serviços de proteção civil.
O guarda noturno deve andar numa moto com um apito que a população do bairro onde ele atua ouve todas as noites, e que, até pode ser também uma buzina curta, pois o instrumento atualmente utilizado pela Guarda noturna é uma sirene, popularmente chamada de "sirene imitadora", uma vez que a maioria dos vigias noturnos de quarteirões abandonaram o uso do tradicional apito de guarda noturno, passando a usar uma sirene capaz de emitir sons em 125 Decibéis ou 20 Watts, para desespero daqueles que se preocupam com o silêncio noturno e com o sossego público durante a noite.

A guarda noturna de nossos dias depende apenas do pagamento dos particulares, então todos os meses, eles passam nas casas de determinados trechos de cada bairro, cobrando um valor pela vigilância prestada durante o período, sendo ainda, obrigados a se cadastrarem na delegacia responsável pelos problemas de segurança no bairro onde pretendem atuar. O ideal também, é que os moradores saibam o nome completo do guarda noturno, seu endereço, telefone... Pois a atuação dos guardas noturnos até pode ser benéfica para a segurança dos bairros da cidade, desde que haja o cadastro destes profissionais nos serviços de segurança institucionalizados, coisa que não tem acontecido na prática. infelizmente, na atualidade, a população nem sabe qual o histórico profissional dos guardas noturnos que servem as ruas do seu bairro, desconhecem se essas pessoas possuem algum antecedente criminal e nem contam com dados para um eventual contato.

Fontes consultadas em 4 de novembro de 2016 às 06:29:31:

  1. guardanoturno.wordpress.com/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. jornalzonasul.com.br/…
  4. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/5goi

RSS/XML