Dia do Fluminense Football Club (12 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/sJzt

O Dia do Fluminense Football Club em 12 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, que foi estabelecida pela Lei Nº 5.094 de 27 de setembro de 2007, e que foi ratificada pela Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.

Essa data comemorativa do Estado dos cariocas tem por fim, , marcar a data do aniversário do nascimento do jogador brasileiro de futebol no ataque, Assis [Benedito de Assis Silva], também conhecido como "Carrasco do Flamengo", que veio ao mundo em 12 de novembro de 1952, e que teve uma carreira de grande destaque no Fluminense, onde jogou de 1983 a 1987 em 177 partidas com a marca de 54 gols, na maioria das vezes ao lado de Washington [Washington César Santos], tendo conquistado o tricampeonato do Campeonato Carioca (1983, 1984, 1985) e o Campeonato Brasileiro de 1984, além de participar ainda de diversos outros torneios, inclusive internacionais.

Para conhecimento, o Fluminense Futebol Clube foi criado a mais de cem anos, e vem conquistando o gosto popular, marcado pela conquista de diversos títulos, além de uma enorme tradição, não só no Estado do Rio de Janeiro como em todo o Brasil, estando entre as dez maiores torcidas do país. O Fluminense possui uma galeria de títulos na qual muitos clubes o invejam, sendo 30 campeonatos estaduais, 2 campeonatos brasileiros, 2 títulos do Torneio Rio/São Paulo [1957 e 1960], Copa Kirim no Japão [1987], Troféu Paris-França [1976 e 1987], Copa Kiev-Rússia [1989], Troféu Teresa Herrera-Espanha [1977], Taça Viña Del Mar- Chile [1976], Torneio de Seul [1984] e, em 1949 a Taça Olímpica. O fluminense é o único clube latino americano detentor desta taça, equivalente ao prêmio Nobel do esporte, instituído pelo criador dos Jogos Olímpicos modernos, Barão de Coubertin.

Quanto a Assis, no início de sua carreira, ele passou por clubes pequenos do futebol paulista, e chamou a atenção do São Paulo Futebol Clube, que o contratou, após ele haver marcado 17 gols pela Associação Atlética Francana no Campeonato Paulista de 1979.

Defendeu o São Paulo entre 1980 e 1981, fazendo parte dos elencos que conquistaram o bicampeonato paulista nos dois anos. Foi negociado com o Sport Club Internacional em agosto de 1981, juntamente com uma quantia em dinheiro, em cujo negócio o São Paulo recebeu o meia Mário Sérgio em troca.

Em 1982, foi para o Atlético-PR, trocado pelo lateral Augusto juntamente com o também reserva Washington. Lá, a dupla começou a se projetar nacionalmente, ajudando a levar o clube paranaense ao título estadual de 1982 e à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1983.

Mas sua carreira teve maior destaque no Fluminense, quando chegou ao clube ao lado de Washington e, juntamente com esse companheiro de ataque, formou uma dupla que ficou conhecida como "Casal 20", alusão a um famoso seriado de televisão da época. Decidiu dois campeonatos cariocas, marcando gols em finais contra o Flamengo. Ganhou o apelido de "Carrasco do Flamengo" e passou a ser saudado pela torcida tricolor com o refrão "Recordar é viver, Assis acabou com você".

Assis foi convocado apenas uma vez para a Seleção Brasileira de futebol, na breve passagem do técnico Edu, em 1984, logo após a vitoriosa campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Ele atuou nos amistosos contra a Inglaterra [derrota por 2 a 0 no Estádio do Maracanã] e contra o Uruguai [vitória por 1 a 0 no Estádio do Morumbi.

Deixou o clube carioca em 1987, para tentar jogar nos Estados Unidos da Amérirca, pelo Miami, mas não conseguiu obter o visto de entrada no país dos ianques e teve de voltar para o Brasil. Também defendeu o Paysandu e o Paraná Clube antes de encerrar a sua carreira de jogador de futebol no Atlético Paranaense, em 1992.

Em 2012, após anos como Coordenador da Categoria de Base do Fluminense, Assis foi convidado a ocupar o título de "Embaixador do Fluminense". No novo cargo, acompanhava os eventos do mundo futebolístico e do próprio Flu, como o projeto "Tricolor em toda a terra", como representante do seu time do coração.

Em 2013, seu filho, o ator, diretor e roteirista brasileiro, Gustavo Stella, desenvolveu o documentário independente intitulado "Ídolo Desmistificado", no qual contava a relação do pai com seus admiradores e torcedores por todo o Brasil. O filme passou pelas cidades brasileiras de Curitiba-PR, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Recife-PE, Salvador-BA, Brasília-DF e Vitória-ES.

Na manhã de 6 de julho de 2014, o ex-atacante morreu aos 61 anos de idade, vítima de insuficiência renal.

Fontes consultadas em 15 de novembro de 2016 às 15:44:14:

  1. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/sJzt

RSS/XML