Dia Do Flamengo (17 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/SNsD

O Dia Do Flamengo em 17 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, que foi estabelecida pela Lei Nº 4.998 de 7 de março de 2007, e que foi ratificada pela Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010.

Essa data comemorativa do Estado dos cariocas tem por fim, marcar a data da fundação do Clube de Regatas do Flamengo, ocorrida em 17 de novembro de 1895 no bairro de mesmo nome da cidade do Rio de Janeiro-RJ, com o fim de participar de disputas de remo.

Para conhecimento, Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportivabrasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ, considerado um dos clubes mais bem-sucedidos e populares do esporte brasileiro, especialmente no futebol.
Tem como suas cores tradicionais o vermelho e o preto e como seus maiores rivais esportivos o Botafogo, o Fluminense e o Vasco da Gama.

Dentre suas maiores glórias no futebol, destacam-se as conquistas da "Copa Intercontinental" e da "Copa Libertadores da América" em 1981, além de 5 títulos do "Campeonato Brasileiro de Futebol", uma conquista da "Copa União" (torneio idealizado pelo "Clube dos 13" e reconhecido pela imprensa e pelos torcedores do clube como Campeonato Brasileiro), 3 taças da "Copa do Brasil" e 33 do "Campeonato Carioca" (sendo o maior vencedor da competição). Entre outros feitos, em levantamento realizado pela FIFA [Federação Internacional de Futebol Associado ou "Fédération Internationale de Football Association"], o Flamengo foi eleito o 9º maior clube de futebol do Século XX, além de ter granjeado, ao lado de Cruzeiro, Chapecoense, Santos, São Paulo e Internacional, uma posição especial na linha de frente do futebol brasileiro, entre os 6 clubes do país que jamais foram rebaixados para a 2ª divisão nacional.
O Mengão detém ainda, junto ao Botafogo de Futebol e Regatas, a maior sequência invicta do futebol brasileiro, com 52 partidas em 1979 e foi também, o 1º clube do Brasil a atingir a marca de mil jogos na 1ª divisão nacional, em partida realizada contra o Santos no dia 27 de julho de 2009.

O Flamengo é o clube de futebol mais popular do Brasil, com uma estimativa entre 33 e 40 milhões de torcedores espalhados por todas as regiões do país. O número expressivo de flamenguistas credencia o clube, segundo alguns levantamentos, como o clube de maior torcida de futebol em todo o mundo.

Além do prestígio com o futebol, o Flamengo também se destaca em outras modalidades esportivas coletivas e individuais, notadamente no remo, no polo aquático e no basquetebol. Neste último, é um dos clubes mais tradicionais do Brasil, tendo o seu basquetebol masculino conquistado já 40 títulos cariocas, seis brasileiros, três sul-americanos, uma liga das Américas e um Mundial Interclubes em 2014.

Todo esse histórico de conquistas foi possível graças a uma história de luta que principiou em fins do século XIX, quando o remo dominava o Rio de Janeiro, e o futebol começava apenas a aparecer em alguns clubes, mas ainda era olhado com certo temor, pois não estava sendo recebido com entusiasmo pela sociedade carioca.
Nesse tempo, a criação de um grupo organizado com o objetivo de disputar competições de remo com clubes de outros bairros surgiu entre jovens do bairro do Flamengo, no Café Lamas, no Largo do Machado.

O Flamengo começou a nascer quando Nestor de Barros, José Agostinho Pereira da Cunha, Felisberto Laport, Augusto Lopes, Mário Spindola e José Félix da Cunha Meneses compraram um barco, chamaram-no de "Pherusa" e o reformaram.
Em 6 de outubro de 1895 os antes citados, juntamente com Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia, saíram da Ponta do Caju, e com o tempo desfavorável, foram rumo à Praia do Flamengo, mas o vento fez o barco virar. Bahia nadou até a praia para conseguir ajuda e chegou algumas horas depois, mas a chuva parou rapidamente e outro barco, o "Leal", resgatou os jovens e o que tinha restado da Pherusa. Então foi iniciada uma nova reforma da embarcação, mas ela foi roubada e desapareceu. Um novo barco foi comprado e recebeu o nome de "Scyra".

Na noite em que se deu a fundação do que hoje conhecemos como Flamengo, muita gente estava em um dos corredores da casa número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros ocupava um dos quartos. Lá, há muito tempo, já haviam abrigado "Pherusa", e agora guardavam "Scyra". Um momento histórico, considerado como a reunião da criação do Grupo de Regatas do Flamengo, que então contou ainda com José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, Eduardo Sardinha, Emido José Barbosa, José Félix Cunha Meneses, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chairéo como sócios-fundadores, sendo que os 3 últimos faltaram à reunião, mas receberam também o status de fundadores na Ata de constituição do novo clube.
Naquela mesma noite foi eleita a primeira diretoria:

  • Domingos Marques de Azevedo: presidente;
  • Francisco Lucci Colas: vice-presidente;
  • Nestor de Barros: secretário; e
  • Felisberto Cardoso Laport: tesoureiro.

Fontes consultadas em 18 de novembro de 2016 às 07:32:46:

  1. alerjln1.alerj.rj.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/SNsD

RSS/XML