Dia do ENIAC ou "ENIAC Day" (15 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2713

Próxima Celebração "Dia do ENIAC" ou "ENIAC Day": Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, : daqui 235 dias, 15:01:29-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do ENIAC ou "ENIAC Day" em 15 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que está oficializada desde 10 de fevereiro de 2011 na cidade norte-americana da Filadélfia na Pensilvânia-EUA, por decisão do Conselho Municipal do lugar.

Essa data comemorativa de estadunidenses foi criada para ser festejada um dia depois da data do anúncio ao mundo da existência do ENIAC [Integrador Numérico Eletrônico e de Computação ou "Electronic Numerical Integrator and Computer"], ocorrida em 14 de fevereiro de 1946, como o 1º computador inteiramente eletrônico de que se tem conhecimento na história mundial.

Esse 1º computador pesava então 30 toneladas e media 5,50 metros de altura e 25 metros de comprimento, contando com uma estrutura que ocupava 180 metros quadrados de área construída (aproximadamente a área de um ginásio desportivo), e que era composta por 70 mil resistores e entre 17.468 e 18.000 válvulas a vácuo, que consumiam aproximadamente 200 mil watts de potência (tanta energia que as luzes da localidade norte-americana da Filadélfia piscaram em seu 1º acionamento).

A construção do ENIAC se deu a partir de uma ousada concepção dos cientistas e professores estadunidenses da Universidade da Pensilvânia no país dos ianques, John Mauchly, e John Presper Eckert, com o fim de calcular trajetórias balísticas para o exército dos Estados Unidos da América durante a 2ª Guerra Mundial, o que possibilitou o aprimoramento um processo de cálculo que até então era realizado por equipes de matemáticos, com suas calculadoras mecânicas.

Falando em calculadora mecânica, a calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, cuja filosofia foi seguida pelos criadores do ENIAC, visto que nesse 1º computador, era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito, e a resposta era dada por uma sequência de lâmpadas.

Foram gastos cerca de quinhentos mil dólares na construção do ENIAC, porém, quando em operação, outrora complexos cálculos de balística passaram a ser realizados em alucinantes 30 segundos, quando com as calculadoras manuais que até aí se usavam levava 12 horas para se obter o mesmo resultado.
O centro de processamento do ENIAC tinha uma estrutura muito similar à dos processadores mais básicos que atualmente utilizamos em nossas calculadoras de bolso. Tinha 20 registros de dez dígitos cada, onde se podiam efetuar somas, subtrações, multiplicações, divisões e raízes quadradas.

O ENIAC era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um deles assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado. Para o programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções necessárias para computar, ou seja, calcular.

Contrariando uma tradição mundial, as primeiras 6 programadoras do ENIAC eram todas mulheres, o que fez com que Betty Snyder Holberton, Jean Jennings Bartik, Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Marlyn Wescoff Meltzer, Ruth Lichterman Teitelbaum e Frances Bilas Spence sejam homenageadas também por darem continuidade à tradição pioneira da matemática e escritora inglesa, Ada Augusta Byron King [conhecida atualmente como Ada Lovelace ou Condessa de Lovelace], que é considerada como a 1ª programadora de computadores da história mundial, por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina para a "máquina analítica do cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor britânico, Charles Babbage".

Fontes consultadas:

  1. en.wikipedia.org/…
  2. www.upenn.edu/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2713

RSS/XML