Dia do Diretor de Escola Municipal (23 de abril)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3378

Próxima Celebração "Dia do Diretor de Escola Municipal": Domingo, 23 de Abril de 2017, : daqui 56 dias, 22:29:35-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Diretor de Escola Municipal em 23 de abril de cada ano, é uma comemoração na cidade brasileira de São Paulo-SP, que foi criada pela Lei Nº 14.283 de 21 de março de 2007, e que foi ratificada pela Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007.

Essa data comemorativa da capital de São Paulo tem por fim, marcar a data das primeiras nomeações dos primeiros diretores municipais de escolas da capital paulista aprovados em concurso público e de acesso, que se deu no Diário Oficial do Município de São Paulo-SP em 23 de abril de 1976.

Para conhecimento, o Diretor de Escola é o profissional que promove o êxito de todos. Ponto de equilíbrio na unidade, cabendo a ele integrar os segmentos da comunidade: professores, pais, alunos, funcionários; desenvolvendo a cultura de participação e de transparência na gestão escolar. Na execução de suas tarefas, enfrenta o desafio de mobilizar todo esse grupo de pessoas em torno de compromissos, otimizando os recursos disponíveis na busca da qualidade do ensino.

Em todas as escolas, os diretores ficam responsáveis por comandar uma equipe de funcionários, professores, coordenadores e alunos, cuidando da questão pedagógica, e devendo estar sempre atentos ao dia a dia da unidade, dos estudantes. Cumpre-lhes, ainda, a resolução de assuntos administrativos, tais como projetos, orçamentos e obras, sem descuidar do atendimento aos pais de alunos. Seja lá qual for o tamanho da escola, o número de alunos ou tipo de ensino, sempre é possível descobrir novos caminhos, colocar em prática novas ideias, e, a partir daí, envolver todo o grupo em torno dos mesmos objetivos pedagógicos que é a educação de qualidade.

A função de Diretor ou Diretora de Escolas seja ela da Rede Pública Estadual, Municipal ou Particular, exige dos seus titulares uma carga excessiva de responsabilidades que muitas vezes extrapolam os horários normais de expediente. Além disso, muitas vezes a função é exercida a custos altos para a própria família, sem contar que muitas vezes na ânsia das realizações de obras ou compras de materiais, o próprio capital da família do diretor e/ou diretora, fica colocado em risco na administração do bem público.

A ajuda de custas de Diretor ou Diretora é tão pequeno que muitas vezes não compensa os riscos que corre. São riscos mesmo, pois, os diretores enfrentam verdadeiras quadrilhas de tráfico de drogas que atuam dentro, fora ou nas proximidades da Escola.

Fontes consultadas:

  1. www.radarmunicipal.com.br/…
  2. documentacao.camara.sp.gov.br/…
  3. wwwpedagogiaimarui.blogspot.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3378

RSS/XML