Dia do Diretor de Escola (18 de outubro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/g2Pk

O Dia do Diretor de Escola em 18 de outubro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi estabelecida pela Lei Nº 10927 de 11 de outubro de 2001.

Essa data comemorativa de paulistas tem por fim, marcar a data da fundação da UDEMO [União dos Diretores do Ensino Médio Oficial e mais tarde União dos Diretores de Escola do Magistério Oficial], que foi constituída em 18 de outubro de 1952, para finalmente ser convertida no Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo em 1990.

Para conhecimento histórico, a União dos Diretores do Ensino Médio Oficial foi criada por cerca de 25 diretores e vice-diretores de escolas, reunidos em assembléia na sede da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, que, naquele encontro, decidiram criar uma entidade que "permitisse maior coordenação dos esforços da classe".

O motivo deflagrador dessa reunião havia sido a Lei Nº 1.302 de 21 de novembro de 1951, que então dispunha sobre criação de cargos na Parte Permanente do Quadro do Ensino, e que transferia os cargos de direção para a então conhecida “Tabela I”. Com essa Lei, os diretores passariam a ser nomeados em comissão, o que lhes cerceava o direito à remoção e facilitava a interferência política no comando das escolas. Já naquela época manifestava-se fortemente o sentimento de cidadania desses profissionais. Ao longo do tempo, a instituição cresceu e fortaleceu a categoria, com ações sempre voltadas à proteção de seus interesses e à defesa da Educação, enquanto instituição que, desde sua criação, passou a lutar pela melhoria da qualidade do ensino e trabalhar na defesa dos interesses dos diretores de escolas.

Na Justificativa do Projeto de Lei Nº 416 de 3 de agosto de 2001, o autor afirma:
Responsável pela implementação das diretrizes da política educacional, o Diretor de Escola é o profissional que promove o êxito de todos. Ponto de equilíbrio na unidade, cabendo a ele integrar os segmentos da comunidade: professores, pais, alunos, funcionários; desenvolvendo a cultura de participação e de transparência na gestão escolar. Na execução de suas tarefas, enfrenta o desafio de mobilizar todo esse grupo de pessoas em torno de compromissos, otimizando os recursos disponíveis na busca da qualidade do ensino.

Em todas as escolas, os diretores ficam responsáveis por comandar uma equipe de funcionários, professores, coordenadores e alunos, cuidando da questão pedagógica, e devendo estar sempre atentos ao dia a dia da unidade, dos estudantes. Cumpre-lhes, ainda, a resolução de assuntos administrativos, tais como projetos, orçamentos e obras, sem descuidar do atendimento aos pais de alunos. Seja lá qual for o tamanho da escola, o número de alunos ou tipo de ensino, sempre é possível descobrir novos caminhos, colocar em prática novas ideias, e, a partir daí, envolver todo o grupo em torno dos mesmos objetivos pedagógicos que é a educação de qualidade.

A função de Diretor ou Diretora de Escolas seja ela da Rede Pública Estadual, Municipal ou Particular, exige dos seus titulares uma carga excessiva de responsabilidades que muitas vezes extrapolam os horários normais de expediente. Além disso, muitas vezes a função é exercida a custos altos para a própria família, sem contar que muitas vezes na ânsia das realizações de obras ou compras de materiais, o próprio capital da família do diretor e/ou diretora, fica colocado em risco na administração do bem público.

A ajuda de custas de Diretor ou Diretora é tão pequeno que muitas vezes não compensa os riscos que corre. São riscos mesmo, pois, os diretores enfrentam verdadeiras quadrilhas de tráfico de drogas que atuam dentro, fora ou nas proximidades da Escola.

Fontes consultadas em 15 de novembro de 2016 às 09:02:38:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.udemo.org.br/…
  3. www.al.sp.gov.br/…
  4. www.al.sp.gov.br/…
  5. wwwpedagogiaimarui.blogspot.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/g2Pk

RSS/XML