Dia do Diabético (21 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/Z4ow

O Dia do Diabético em 21 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 7.070 de 30 de abril de 1991, a partir de sugestão dos então diretores da ADJ [Associação de Diabetes Juvenil], Stella Pedreira e Daniel Polato, de acordo com o Projeto de lei Nº 368 de 30 de junho de 1988 da Assembleia Legislativa de São Paulo.

De forma pioneira, essa data comemorativa foi sugerida bem antes da criação do antigo "Dia Nacional do Diabetes" no Brasil e do "Dia Mundial do Diabetes" ou "World Diabetes Day" em 27 de junho, por conta de algumas ações que eram realizadas pela ADJ nesse dia.

Essa data celebrativa coordenada pela ADJ e oficializado em nível estadual no Estado de São Paulo perdeu força a partir da criação do "Dia Nacional do Diabetes" no Brasil e do "Dia Mundial do Diabetes" ou "World Diabetes Day" em 14 de novembro, mas pode ser que estivesse ainda bem viva, caso tivesse sido instituída para o dia 10 de março, pois foi exatamente em em 10 de março de 1980 que foi fundada a Associação de Diabetes Juvenil, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que surgiu pela iniciativa de um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes.
O objetivo da ADJ é promover educação sobre diabetes para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade; e também  favorecer a qualidade de vida. A ADJ atende pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de qualquer classe econômica, e qualquer faixa etária, Oferecendo um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das mais diversas áreas como psicólogos, nutricionistas, enfermeiras, assistentes sociais, professores de atividade física e voluntários (pessoas com diabetes e seus familiares). Além de realizar atendimento gratuito, organiza campanhas de prevenção e detecção em diabetes; palestras educativas em escolas das  redes estadual e municipal, universidades, associações; promove cursos de reciclagem para profissionais de saúde, entre outros.

A ADJ sempre se preocupou com as crianças com diabetes nas escolas e muitas pessoas desconhecem que ela, quando solicitada, mediante agendamento, poderá ir a escola indicada, orientar aos professores e alunos sobre a diabetes e os seus cuidados, desmitificando a possível discriminação que poderia ocorrer com os alunos acometidos por diabetes,   pela falta de informações e desconhecimento desta patologia.

. A Associação tem hoje mais de 13 mil associados em todo o Brasil, sendo que 88 % deste número está no estado de São Paulo. Os cadastrados estão distribuídos nas seguintes faixas etárias: 17,4% até 20 anos; 19,8% de 21 a 40 anos; 20,4% de 41 a 60 anos; 15,4% de 61 a 95 anos e 27% não identificados.

O atendimento realizado no CED-ADJ [Centro de Educação em Diabetes da Associação de Diabetes Juvenil] é gratuito. A entidade presta atendimento a população através de encontros, cursos para pacientes e para profissionais, palestras educativas, atendimentos de enfermagem, nutrição, odontologia preventiva e psicologia, grupos de apoio, cursos de culinária diet, palestras de contagem de carboidratos, entre outras atividades. Em seu bazar permanente, a ADJ dispõe também de alguns produtos para o tratamento e controle do diabetes com preços abaixo do mercado. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 3675-3266

Fontes consultadas em 14 de novembro de 2016 às 17:07:25:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. cantinhodaana.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/Z4ow

RSS/XML