Dia do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3931

Próxima Celebração "Dia do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço": Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017, : daqui 88 dias, 11:15:40-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço em 27 de julho de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, que foi estabelecida pela Lei Nº 10.132 de 5 de dezembro de 2016, pela qual também se oficializou o "Mês de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço", a ser denominado de "Julho Verde", quando deverão ser intensificadas ações educativas e políticas públicas que visem educar e sensibilizar a sociedade quanto à importância da prevenção, o combate e o enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço no Estado Norte-rio-Grandense, em apoio ao "Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço" ou "World Head and Neck Cancer Day".

Para conhecimento, a data comemorativa internacional foi instituída durante o 5º Congresso Mundial ou "World Congress" da IFHNOS [Federação Internacional de Sociedades de Oncologia em Cabeça e Pescoço ou "International Federation of Head and Neck Oncologic Societies"], ocorrido em 27 de julho de 2014 na cidade norte-americana de |Nova Iorque-EUA, como o maior congresso de especialistas de câncer de cabeça e pescoço de que e tem notícias na história mundial.

A IFHNOS é uma organização criada através da cooperação de sociedades e organizações nacionais e regionais na especialidade de Cirurgias oncológicas de Cabeça e Pescoço, com a adesão de organizações multidisciplinares nacionais e regionais, representando 50 países em todo o mundo, tendo por fim, fornecer uma plataforma comum para os especialistas terem a oportunidade de interagir em matéria profissional de interesse mútuo no campo do Câncer de Cabeça e Pescoço.

No Brasil, essa data comemorativa conta com o apoio da SBCCP [Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço], que realiza a "Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço" durante todo o mês, chamado entre os brasileiros de "Julho Verde".

Ainda a título de conhecimento, o HNSCC [Carcinoma de células escamosas de Cabeça e Pescoço ou "Head and Neck Squamous Cell Carcinoma"] Afeta principalmente pessoas na faixa etária produtiva. Sua incidência global é de mais de 500.000 casos e 200.000 mortes por ano, sendo a principal causa de mortalidade e incapacidade em muitas partes do mundo. , mas a maior parte desta mortalidade e morbidade é evitável.

Segundo o oncologista Clínico do Centro Paulista de Oncologia, Carlos Henrique Teixeira, o uso do tabaco e o consumo de álcool são considerados os principais fatores de risco, pois "quem fuma e bebe tem 20 vezes o risco do aparecimento deste tipo de tumor".
Daí a importância de que a população fique atenta a sintomas como rouquidão, feridas na boca, sangramento, dor ao engolir ou nódulos no pescoço, porque "no câncer de cabeça e pescoço, o diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja eficaz e não deixe sequelas para o paciente".

Fontes consultadas:

  1. www.escavador.com/…
  2. www.ifhnos.org/…
  3. www.sbccp.org.br/…
  4. radios.ebc.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3931

RSS/XML