Dia do Círculo de Oração (6 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3901

Próxima Celebração "Dia do Círculo de Oração": Terça-Feira, 6 de Março de 2018, : daqui 280 dias, 23:11:13-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 6 minutos.

O Dia do Círculo de Oração em 6 de março de cada ano, é uma comemoração nos Estados brasileiros do Maranhão [Lei Nº 9.735 de 19 de dezembro de 2012] e Paraná [Lei nº 17.489 de 10 de janeiro de 2013], além da cidade brasileira de São Paulo-SP [Lei Nº 15.539 de 16 de fevereiro de 2012 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007], que também é celebrada como "Dia do Círculo de Orações" no Estado brasileiro do Pernambuco.

Essa data comemorativa dos Estados do Maranhão e Paraná e da cidade de São Paulo-SP tem por fim, marcar a data da fundação do "Círculo de Oração" e uma das maiores marcas das Igrejas Assembléia de Deus no Brasil, que foi iniciado em 6 de março de 1942, quando a missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da cidade brasileira de Recife-PE, Albertina Bezerra Barreto, convidou algumas irmãs para a ajudarem em oração na congregação do bairro da Casa Amarela, em favor de sua filha Zuleide (Ledinha), que se encontrava enferma, pois a menina não andava, nem falava e os médicos diziam que ela iria viver apenas 8 anos, no que foi atendida por 7 mulheres: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antonia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria José, sendo que depois desse ato de fé, Zuleide se desenvolveu, andou e viveu 49 anos de vida, o que fez com que a pioneira das Assembleias de Deus em Pernambuco e fundadora dos Círculos de Oração, irmã Albertina Barreto, fosse ativa nos círculos de Orações até sua morte, em 14 de agosto de 2008, aos 94 anos de idade, deixando então um legado de dedicação à Obra e uma grande lacuna na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, pois o trabalho inciado por ela, hoje ultrapassou barreiras geográficas e denominacionais, e acontece em quase todas as igrejas pentecostais do Brasil.

Para conhecimento, segundo matéria publicada no "Mensageiro da Paz" em 2006, a chave da vitória na vida do crente está na oração. Por isso, o Círculo de Oração, um dos ministérios mais importantes da Assembleia de Deus, é adotado em todas as Assembleia de Deus no Brasil e em outros países, como Estados Unidos da América, Japão e Argentina. O trabalho fundado pela pernambucana Albertina Bezerra Barreto, à época da reportagem, com 92 anos de idade, é um marco na história das Assembleia de Deus no Brasil. Convertida aos 13 anos de idade, irmã Albertina não imaginava que, através da vida de sua filha, o Senhor colocaria em suas mãos um trabalho tão importante. A filha Zuleide nascera com uma deficiência que a impedia de andar. Durante sete anos, a irmã Albertina recorrera aos melhores médicos nas cidades brasileiras de Recife-PE e João Pessoa-PB. A procura de nada adiantava, pois os especialistas davam apenas um diagnóstico: "a menina não viveria até os 8 anos de idade".

No entanto, o que aqueles médicos não sabiam, era que irmã Albertina conhecia o Médico dos médicos, o Senhor Jesus. Durante um culto de domingo, ela foi tocada pelo Espírito Santo a convidar algumas irmãs da igreja para ajudá-la em oração. 7 delas se propuseram a ajudar, e o 1º encontro aconteceu na quinta-feira seguinte, quando nasceu o Círculo de Oração. O nome foi escolhido a partir de um folheto que a irmã Albertina havia lido, onde dizia, ilustrativamente, que a oração era como um círculo nos Céus. "Enquanto orávamos, lembrei-me dessa mensagem e disse", declarou ela: "Vamos circular os céus com as nossas orações". "E isso aconteceu, não só em Recife, mas em todo o Brasil", alegra-se irmã Albertina.

O trabalho passou a ser conhecido e, a cada semana, aumentava o número de pessoas na congregação do bairro Casa Amarela. Irmã Albertina conta que, "por muitas vezes, não conseguiam terminar o trabalho, tamanha era a alegria e a presença do Senhor naquele lugar". "As reuniões eram tão alegres, que começávamos às 7 horas da manhã e terminávamos às 5 da tarde". "A gente não tinha vontade de sair de dentro da igreja", atesta. O propósito inicial era fazer um trabalho de oração buscando a cura da filha Zuleide. Irmã Albertina conta que "não imaginava que aquela 1ª reunião de oração se transformasse no que é hoje". Ela relembra o que o Senhor lhe falou naquele dia: "Era isso que eu queria que tu fizesses, era isso que exigia de ti". "Porque através de sua filha vou fazer uma grande obra". "É tão grande que não imaginas", repete irmã Albertina, reiterando que a menina a qual os médicos sentenciaram que só viveria até os 8 anos, viveu até os 49. "O meu pensamento era que Jesus ia curar a menina, e o trabalho terminaria ali, mas o Senhor orientou-nos, cumpriu suas promessas, e abençoou nossas vidas". "E se Deus não tivesse abençoado, e se não fosse da sua vontade, o Círculo de Oração não existiria até hoje", declarou ela.

Depois da abertura do trabalho no bairro de Casa Amarela, irmã Albertina e seu esposo, Florismundo Montenegro Barreto (falecido em fevereiro de 1995), foram para a cidade brasileira de João Pessoa-PB. Ali também, ela iniciou o trabalho, e durante 14 anos foi diretora do Círculo de Oração na capital paraibana, além de ter sido convidada para abrir os trabalhos nas cidades brasileiras de Belo Horizonte-MG, Salvador-BA e muitas igrejas no exterior. "Agradeço a Deus por ter me escolhido para ser fundadora do Círculo de Oração". "Poderia ter sido qualquer outra pessoa, mas o trabalho é de Deus e Ele tem cumprido suas promessas na minha vida", declarou.

Irmã Albertina conta que "logo no início do trabalho em João Pessoa, o pastor perguntou se as irmãs do Círculo de Oração poderiam ajudar no sustento de um pastor que estava em Cajazeiras, interior do Estado". "Na época, o valor da ajuda seria de 50 mil réis e a igreja daria o restante". As irmãs se comprometeram a arcar com o valor total de 100 mil réis. "Convocamos as irmãs para orar em favor dessa causa". "Deus abençoou de maneira grandiosa e nunca mais faltou dinheiro", assegurou ela, lembrando que a oferta do Círculo de Oração do templo-central em Recife é equiparada à do Círculo de Oração em Casa Amarela. "Isso também é resultado de intercessão", afirmou ela.

Depois de 14 anos na Paraíba, voltou a Recife, onde continuou à frente do Círculo de Oração em Casa Amarela. Essa 2ª fase como dirigente já tem quase 40 anos. Totalmente ativa na obra do Senhor, todas as semanas, às quintas-feiras, ela continuou a dirigir o trabalho que reúne centenas de pessoas para interceder a Deus. O segredo de tamanha disposição? Albertina ensinou que está em buscar a Deus. "A oração é a principal". "O próprio Jesus, que teoricamente não precisaria orar, por ser o Filho de Deus e ter comunhão direta com o Pai, orava, e foi quem mais ensinou sobre a oração". "As pessoas precisam ter consciência da importância e da necessidade da oração", ensinou ela. Nestes anos todos, são muitos os milagres realizados por Deus, entre eles, o da cura de uma menina cega e paralítica de nascença, e de duas mulheres. Uma foi curada de tuberculose e a outra, que sofria de um grave problema na coluna, já tinha sido submetida a 19 cirurgias e estava desenganada pelos médicos.

Testificando das bênçãos do Senhor, imã Albertina revelou a promessa de Deus sobre esse trabalho. "O Senhor disse que meus olhos iriam ver o resultado do trabalho": "Vou fazer o que tenho prometido, vou curar muitos, batizar muitos", relembrou ela, destacando que muitas das irmãs que começaram o trabalho com ela já foram recolhidas pelo Senhor. "Hoje, fico vendo as fotos e relembrando daquelas servas que o Senhor levou". "Daquele grupo que iniciou, só eu ainda estou aqui". "Vejo o cumprimento da Palavra de Deus, da sua fidelidade". Compreendo que Ele faz como quer e usa quem quer", declarou ela.

Fontes consultadas:

  1. arquivos.al.ma.leg.br/…
  2. /…
  3. /…
  4. www.radarmunicipal.com.br/…
  5. camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/…
  6. www.pastorwellingtonjunior.com/…
  7. www.google.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3901

RSS/XML