Dia do Caribe ou "Día del Caribe" (1ª segunda de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/755

Próxima Celebração "Dia do Caribe" ou "Día del Caribe": Segunda-Feira, 2 de Julho de 2018, : daqui 280 dias, 03:54:07-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Caribe ou "Día del Caribe" é uma comemoração móvel de caribenhos, que tem sido festejada na 1ª segunda-feira de julho, e que é celebrada com feriado na Guiana e São Vicente e Granadinas, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 1 de julho e 7 de julho de cada ano no calendário gregoriano.

Essa data comemorativa de caribenhos tem por fim, marcar a data da assinatura do "Tratado de Chaguaramas", que foi firmado em 4 de julho de 1973 por Primeiros-Ministros de Barbados, Guiana, Jamaica e Trinidad e Tobago na cidade trinidense de Chaguaramas, e que então instituiu a Comunidade do Caribe ou "Comunidad del Caribe", com a inclusão do Mercado Único e da Economia do Caricom ou "Mercado Unico y la Economía de la Caricom".

Esse bloco de integração regional foi formado por ex-colônias de potências europeias que, após a sua independência, viram-se na contingência de aliar-se para suprir limitações decorrentes da sua nova condição e acelerar o seu processo de desenvolvimento econômico, sendo atualmente constituído pelos Países-Membros: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago, e pelos Territórios-Associados: Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Turks e Caicos, Ilhas Cayman e Anguilla.

Os países do bloco caribenho têm no turismo uma de suas principais fontes de renda, recebendo cerca de 15 milhões de turistas por ano, e se uniram nesse bloco, que visa promover o livre comércio, o livre movimento do trabalho e do capital; coordenar a agricultura, a indústria e política estrangeira entre os seus países membros.

Além de incentivar a cooperação econômica entre os membros, a organização participa da coordenação da política externa e desenvolve projetos comuns nas áreas de saúde, educação e comunicação.

Fontes consultadas:

  1. en.wikipedia.org/…
  2. www.caricom.org/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/755

RSS/XML