Dia do Cantor Gospel (27 de agosto)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1030

Próxima Celebração "Dia do Cantor Gospel": Segunda-Feira, 27 de Agosto de 2018, : daqui 335 dias, 10:03:47-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia do Cantor Gospel em 27 de agosto de cada ano, é uma comemoração da Cidade brasileira de São Paulo-SP, que foi estabelecida pela Lei Nº 14.729 de 15 de maio de 2008, através da qual se alterou a Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007.

Apesar das minhas muitas pesquisas, ainda não foi possível obter maiores explicações e porquês para essa data comemorativa, mesmo depois da leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto de Lei Nº 858 de 12 de dezembro de 2007.

Segundo o referido Projeto de Lei, esse dia festivo objetiva prestigiar aqueles cantores que, anônimos ou não, diuturnamente levam através de suas melodias, momentos de lazer, alegria, paz, conforto espiritual e principalmente a palavra de Deus a tantos necessitados, restaurando vidas por onde passam, através do ministério do louvor.
O referido Projeto continua dizendo que a musica gospel (do inglês “gospel”, ou seja, “palavra de Deus”) é um gênero musical contendo mensagens bíblicas, de forma direta e/ou indiretamente.
Diz ainda que, desde os primórdios, a música que exalta o Deus Todo-poderoso sempre existiu na tradição dos hebreus [prova disto, é o livro de Salmos do antigo testamento].
A partir de Jesus, as músicas religiosas passam a conter mensagem do evangelho. A musica gospel sempre existiu, talvez não com essa denominação especifica. O inicio do destaque desse estilo musical teve origem afro-norte-americana, para um gênero nascido nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos da América.
Os escravos cantavam músicas religiosas com mensagens escondidas em suas letras. As mensagens continham informações sobre terrenos, quais estradas e rios evitarem em caso de fuga, e números de homens patrulhando essas estradas e rios.

Fontes consultadas:

  1. www.radarmunicipal.com.br/…
  2. camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1030

RSS/XML