Dia do Beisebol (3 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3647

Próxima Celebração "Dia do Beisebol": Sábado, 3 de Fevereiro de 2018, : daqui 219 dias, 17:57:03-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do Beisebol em 3 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 8.850 de 26 de julho de 1994.

Essa data comemorativa do Estado de São Paulo tem por fim, marcar a data da fundação da CBBS [Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol], que foi constituída em 3 de fevereiro de 1990, com o ex-jogador brasileiro de beisebol e ex-dirigente do São Paulo Baseball Clube, Jorge Otsuka, para presidente dessa entidade confederativa, e que passou a organizar essa modalidade de esporte que se espalhou em várias regiões do Brasil graças a imigrantes japoneses, pois foram os nipônicos que impulsionaram o beisebol com a organização das primeiras equipes e campeonatos no território brasileiro, popularizando um esporte que havia sido trazido ao Brasil por funcionários de empresas norte-americanas e canadenses, e que era inicialmente praticado apenas aos fins de semana, como forma de lazer e diversão.

Para conhecimento, basebol ou beisebol (do inglês baseball), é um esporte praticado por duas equipes de 9 jogadores, que, alternadamente, ocupam as posições de ataque e de defesa. O objetivo é pontuar, batendo com um bastão em uma bola lançada, e depois correr pelas 4 bases do campo. Um jogador da equipe atacante pode parar em uma das bases e, depois, avançar com a ajuda da rebatida de um companheiro. Os times trocam de posição assim que 3 rebatedores são eliminados. Um turno de ataque e defesa de cada time representa uma entrada e 9 entradas compõem um jogo profissional. O time com mais corridas no final, vence.

O beisebol é um esporte bastante popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono e no Extremo Oriente. Nos Estados Unidos da América, a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona na Espanha em 1992, sendo posteriormente removido a partir dos Jogos de Londres na Inglaterra em 2012. No entanto, em 2016, o IOC [Comitê Olímpico Internacional ou "International Olympic Committee"] aprovou o basebol como modalidade olímpica para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

Na América do Norte, a liga profissional é a MLB [Liga Principal de Beisebol ou Major League Baseball], e os times são divididos nas AL [Lligas Norte-Americanas ou "American Leagues"] e Nacional (NL), cada uma com 3 divisões: Oeste, Leste e Central. O campeão da Major League é determinado pelos playoffs, culminando na World Series. O Basebol também é o esporte líder em Cuba e no Japão, e o nível profissional, assim como nos país dos ianques, é muito equilibrado na Série Nacional de Beisebol, em Cuba, e Nippon Professional Baseball, no Japão.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3647

RSS/XML