Dia do aniversário da Casa do Marinheiro (17 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3702

Próxima Celebração "Dia do aniversário da Casa do Marinheiro": Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, : daqui 237 dias, 14:53:15-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia do aniversário da Casa do Marinheiro em 17 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração não confirmada na Marinha do Brasil, que aparece em alguns calendários brasileiros de dias festivos.

Essa data comemorativa da Marinha do Brasil teria por fim, marcar a data da fundação da CMN [Casa do Marinheiro, que foi constituída na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, a partir da aprovação do seu 1º Regulamento, através do Aviso Nº 212 de 17 de fevereiro de 1938 do Ministro brasileiro da Marinha, com a finalidade de proporcionar lazer, cultura e entretenimento de qualidade para famílias de militares da Marinha do Brasil, e tendo a sua origem no "Abrigo do Marinheiro", que foi criado em outubro de 1919, e que funcionava em dependências cedidas pelo Mosteiro de São Bento.

Posteriormente, as atividades das “Casas do Marinheiro” foram regulamentadas pelo Decreto Nº 50.644 de 24 de maio de 1961, e alteradas pelos Decreto Nº 56.573 de 9 de julho de 1965 e Nº 69.168 de 8 de setembro de 1971. Em 1996, teve suas atividades regulamentadas pela Portaria Nº 115 de 30 de dezembro de 1996 do Comando de Operações Navais. Em fins do século XX, através da Portaria Ministerial Nº 216 de 3 de setembro de 1998, a subordinação da Casa do Marinheiro foi transferida do Comando do 1º Distrito Naval para a Diretoria de Assistência Social da Marinha. Revogada a Portaria do Comando de Operações Navais, passou a ser regulada pela Portaria Nº 410 de 18 de agosto de 1999 do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha. Revogada esta última, a Casa do Marinheiro passou a ter suas atividades e organização estruturadas pelo presente Regulamento, aprovado pela Portaria Nº 143 de 17 de abril de 2002 do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha.

Assim, subordinada à Diretoria de Assistência Social da Marinha, atualmente a missão principal da Casa do Marinheiro é oferecer às praças e civis assemelhados da MB [Marinha do Brasil] e seus dependentes, facilidades para a hospedagem, a prática de atividades recreativas, religiosas, sociodesportivas e de entretenimento. Complementarmente oferece ensino supletivo, aprimoramento cultural e formação de condutores de veículos. As suas instalações contam com bar e restaurante, academia de ginástica, parque aquático, ciclovia, quadras de tênis, campo de mini-golfe, salão de jogos, hotel de trânsito, salão de festas, saunas seca e a vapor, autoescola, capela, centro de estudos, biblioteca, campos de futebol (oficial e society), ginásio, cinema, salão de beleza, quiosques, churrasqueiras, e outras áreas de lazer
Para a consecução desses seus propósitos, cabem-lhe as seguintes tarefas:

  1. planejar e supervisionar o calendário anual das atividades sociais, desportivas e culturais;
  2. controlar os convênios firmados com entidades de ensino, sócio-culturais e desportivas;
  3. administrar o Hotel de Trânsito para Praças e o Centro de Estudos de Jovens e Adultos; e
  4. propor, ao Diretor de Assistência Social da Marinha, as medidas para alcançar eficácia e aprimorar a eficiência da Casa do Marinheiro.

Além do mais, em situação de mobilização, de guerra, de estado de defesa, de estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem à Casa do Marinheiro as tarefas que lhe forem atribuídas pelas Normas e Diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas do Diretor de Assistência Social da Marinha.

Fontes consultadas:

  1. www.datascomemorativas.me/…
  2. www.youtube.com/…
  3. www.moreiranet.com/…
  4. www.mar.mil.br/…
  5. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3702

RSS/XML