Dia de Bob Marley ou "Bob Marley Day" (6 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1199

Próxima Celebração "Dia de Bob Marley" ou "Bob Marley Day": Terça-Feira, 6 de Fevereiro de 2018, : daqui 168 dias, 20:32:15-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia de Bob Marley ou "Bob Marley Day" em 6 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração com feriado na Jamaica,que segundo minhas pesquisas, conta com Proclamação Oficial desde 1990.

Essa data comemorativa de jamaicanos tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do cantor, compositor e guitarrista jamaicano de reggae, Bob Marley [Robert Nesta Marley], que veio ao mundo em 6 de fevereiro de 1945, e que é tido por muitos como o "profeta jamaicano dos negros e pobres do mundo", pois grande parte do seu trabalho musical esteve sempre relacionado com os problemas dos pobres e oprimidos.

Marley faleceu de câncer em 11 de maio de 1981 aos 36 anos de idade, em cuja data o Estado brasileiro de São Paulo celebra o "Dia Estadual do Reggae" e o Brasil festeja o "Dia Nacional do Reggae", sendo considerado o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos [famoso por popularizar o gênero], e já tendo vendido mais de 75 milhões de discos.

A maior parte do trabalho de Bob Marley na música lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o "Movimento rastafari" e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, a Jamaica, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido desse país insular situado no mar do Caribe, que foi colonizado pelos britânicos. A África e seus problemas, como a miséria, as guerras e o domínio europeu, também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do "Movimento rastafari".

O último show da carreira de Bob Marley foi realizado em 23 de setembro de 1980, no Teatro Stanley na cidade estadunidense de Pittsburgh na Pennsylvânia. Pouco depois, a saúde de Marley se deteriorou e ele ficou muito doente; que o melanoma inicialmente detectado numa ferida que não queria cicatrizar num dos dedos de seu pé [machucado durante uma pelada], e que ele não aceitara que fosse amputado por seus médicos por questões religiosas, agora havia feito com que o câncer se espalhasse por todo o seu corpo. Ele morreu no Cedars of Lebanon Hospital na localidade norte-americana de Miami, na manhã de 11 de maio.
Hoje, Bob Marley pode ser facilmente considerado como o 1º e maior astro musical do Terceiro Mundo, e a maior voz desse povo. Suas músicas mais conhecidas são "I Shot the Sheriff", "No Woman, No Cry", "Could You Be Loved", "Stir It Up", "Get Up, Stand Up", "Jamming", "Redemption Song", "One Love/People Get Ready" e "Three Little Birds", além também de lançamentos póstumos como "Buffalo Soldier" e "Iron Lion Zion".
A coletânea "Legend", que foi lançada 3 anos após sua morte, e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história, com mais de 250.000 cópias por ano, de acordo com a "Nielsen Sound Scan", e com mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Bob foi eleito pela revista "Rolling Stone" o 11º maior artista da música em todos os tempos.
O seu álbum de 1977, "Exodus", foi nomeado Álbum do século em dezembro de 1999 pela revista "Century by Time Magazine" e a sua canção "One Love" foi designada como a Canção do Milênio pela BBC [Companhia britânica de Radiodifusão ou "British Broadcasting Corporation"].

Fontes consultadas:

  1. tammore.wordpress.com/…
  2. www.planalto.gov.br/…
  3. www.al.sp.gov.br/…
  4. universal-machine.blogspot.com.br/…
  5. www.encyclopedia.com/…
  6. www.thisdayinmusic.com/…
  7. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/1199

RSS/XML