Dia da Valorização da Vida (1 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3869

Próxima Celebração "Dia da Valorização da Vida": Quinta-Feira, 1 de Março de 2018, : daqui 306 dias, 20:36:58-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Valorização da Vida em 1 de março de cada ano, é uma comemoração na cidade brasileira de São Paulo-SP, que foi estabelecida pela Lei Nº 13.918 de 16 de novembro de 2004, e que foi ratificada pela Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007.

Essa data comemorativa da cidade de São Paulo tem por fim, marcar a data daquele que é tido como o 1º plantão do CVV [Centro de Valorização da Vida], que se deu em 1 de março de 1962 com o lançamento oficial da entidade e do serviço de Prevenção ao Suicídio, através da prestação de serviços realizados por plantonistas voluntários, num trabalho gratuito de apoio emocional, inicialmente oferecido a partir da capital paulista, para todas as pessoas que queiram e precisem conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias.

O Centro de Valorização da vida no Brasil inicialmente teve a influência do trabalho desenvolvido por Samaritanos Internacionais ou "International Samaritans" [hoje nomeado "Mundial Ser amigável" ou "Befrienders Worldwide"], enquanto grupo fundado na Inglaterra dos anos 1953 pelo Reverendo inglês, Chad Varah, com base no suicídio de uma menina de 14 anos de idade, que teve a 1ª menstruação e que então acreditou que o sangramento anormal para ela se tratasse de uma doença grave.

Em 1977, o Centro de Valorização da Vida começou a expandir-se para outras cidades do país, estando hoje em quase todas as capitais e diversas cidades do interior do Brasil. São aproximadamente 70 Postos e cerca de 2.000 Voluntários, que se revezam para o atendimento 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Esse atendimento é prestado por telefone (141 para todo o Brasil ou nos respectivos telefones de cada posto), por e-mail, pessoalmente, nos postos, e via chat, o que fez com que o CVV no Brasil se convertesse na 1ª entidade do gênero no mundo a prestar atendimento via chat. Hoje, através dos Postos espalhados por todo o país, continua a prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, oferecido a todas as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores e descobertas, dificuldades e alegrias.

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. O suicídio é considerado pelo Ministério brasileiro da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, sendo que, a cada hora, outras 3 pessoas tentam se matar sem sucesso. Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente. Desde a sua criação, o CVV assumiu como tarefa, estimular essa discussão, ação esta que passou a merecer mais empenho nesses últimos anos.

Fontes consultadas:

  1. www.radarmunicipal.com.br/…
  2. www.cvv.org.br/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3869

RSS/XML