Dia da Universidade de Araraquara ou UNIARA (19 de julho)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/jjiz

O Dia da Universidade de Araraquara ou UNIARA em 19 de julho de cada ano, é uma comemoração da cidade brasileira de Araraquara-SP, que foi criada pela Lei Nº 8.788 de 14 de setembro de 2016.

De acordo com a Lei araraquarense supracitada, os recursos necessários para atender as
despesas com a execução da referida lei, serão obtidos mediante parceria com
empresas de iniciativa privada ou governamental, sem acarretar ônus para o
Município de Araraquara.

Essa data comemorativa de Araraquarenses tem por fim, marcar a data da publicação da Portaria Nº 612 DE 15 DE JULHO DE 2016 do Ministério brasileiro da Educação, assinada pelo então ministro brasileiro da Educação José Mendonça Filho, que foi estampada na página 14 [Seção 1] do DOU [Diário Oficial da União] de 19 de julho de 2016, e que, além de recredenciar o Centro Universitário de Araraquara, mantido pela Associação São Bento de Ensino, também aprovou a sua transformação acadêmica em Universidade, sob a denominação de UNIARA [Universidade de Araraquara], com base no Parecer Nº 368 de 9 de junho de 2016 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Brasil, diante da conformidade do Regimento da Instituição e de seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável no país.

Para conhecimento, as universidades têm autonomia para criar cursos sem autorização do ministério da Educação, o que não é possível aos Centros Universitários. Para isso é necessário que uma instituição de ensino com status de universidade ofereça atividades de ensino, de pesquisa e de extensão [serviços ou atendimentos à comunidade] em várias áreas do saber.
Após a outorga da transformação em universidade, a instituição será avaliada por 8 anos, como exigência para manter o credenciamento. Durante esse período, a Uniara deverá:

  • manter a articulação entre as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação;
  • ampliar sua política de extensão articulada com as suas práticas de extensão;
  • fortalecer o desenvolvimento das atividades de pesquisa/iniciação científica tecnológica, artística e cultural; e
  • implantar e fomentar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu, que são os programas de especialização.

Esse marco histórico para a Universidade de Araraquara é fruto do trabalho e da dedicação de docentes, colaboradores e alunos. Representa o esforço de todos em tornar a UNIARA sempre melhor, porque essa conquista é muito importante para todos da UNIARA, mas também muito significativa para a cidade de Araraquara e região, pois é a garantia da presença de uma instituição de ensino superior que cresce junto com a comunidade, e que colabora com o desenvolvimento regional.

Desde sempre, o desejo da Universidade de Araraquara foi e continua sendo, contribuir para se alcançar um país melhor e, para isso, acredita-se que a instituição deve oferecer oportunidades de estudos com excelência na qualidade. Afinal, um país melhor se faz com pessoas bem informadas e com conhecimento para prosseguir na caminhada da vida. E a UNIARA, pensando nisso, está sempre se adequando em relação à infraestrutura técnica, à atualização de acervo da biblioteca, à modernização de laboratórios para aulas práticas, e à contratação de professores qualificados, em sua maioria, mestres e doutores.

Fontes consultadas em 11 de outubro de 2016 às 01:08:04:

  1. www.camara-arq.sp.gov.br/…
  2. pesquisa.in.gov.br/…
  3. portal.mec.gov.br/…
  4. www.uniara.com.br/…
  5. www.portala4.com.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/jjiz

RSS/XML