Dia da Roda Gigante ou "Ferris Wheel Day" (14 de fevereiro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2708

Próxima Celebração "Dia da Roda Gigante" ou "Ferris Wheel Day": Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2018, : daqui 205 dias, 20:08:03-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 3 minutos.

O Dia da Roda Gigante ou "Ferris Wheel Day" em 14 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração extraoficial dos Estados Unidos da América, que também aparece listada como "Dia Nacional da Roda Gigante" ou "National Ferris Wheel Day", para a qual eu ainda não logrei encontrar qualquer Proclamação Presidencial ou Resolução do Congresso Nacional estadunidense.

Essa data comemorativa do país dos ianques tem por fim, marcar a data do nascimento do engenheiro civil norte-americano, George Washington Gale Ferris Jr, que veio ao mundo em 14 de fevereiro de 1859, e que é creditado como o responsável pela instalação daquela que é tida como a 1ª roda gigante moderna do mundo, montada em 1893 na cidade norte-americana de chicago, durante a "Exposição Universal de Chicago" ou "World's Colombian Exhibition", pois o viajante romano, Pietro Della Valle, em cartas enviadas de Constantinopla, da Pérsia e da Índia, ao escrever sobre uma sua participação num festival Ramadan na cidade turca de Constantinopla em 1615, fala dos fogos de artifício, carros alegóricos e grandes oscilações ao andar na Roda Grande, fazendo os seguintes comentários:
Fiquei encantado ao encontrar-me arrastado para cima e para baixo em grande velocidade. De repente, o volante voltou-se tão rapidamente que um grego que estava sentado perto de mim, não pode aguentar mais, e gritou Chega! Chega! ou "Soni! Soni".

Para conhecimento, a Roda gigante Original de Ferris, às vezes também referida como a roda gigante de Chicago, foi aberta ao público em 21 de junho de 1893, na Exposição Universal de Chicago em Illinois.

Feita para rivalizar com os 324 metros da Torre Eiffel [a peça central da Exposição Universal de 1889], a Roda gigante Original de Ferris foi a maior atração da Exposição Universal de 1893, com uma altura de 80,4 metros.

Essa roda gigante foi projetada e construída por George Washington Gale Ferris, Jr., pós-graduado no Instituto Politécnico Rensselaer e construtor de pontes na cidade norte-americana de Pittsburgh na Pennsylvania.
George Washington cle começou sua carreira no setor ferroviário e, em seguida, interessou-se por construção de pontes. Ferris compreendeu a necessidade crescente de aço estrutural e fundou GPG Ferris & Co., em Pittsburgh, uma empresa que testava e inspecionava metais para ferrovias e construtores de pontes.

A roda gigante de Chicago girada sobre 71 toneladas, eixo de 45,5 metros que compreende o que era naquele tempo a maior cavidade forjada do mundo, e que foi fabricado em Pittsburgh pela Bethlehem Iron Company, pesando 89320 libras, para trabalhar juntamente com 2 de 16-pés em ferro fundido, pesando 53031 libras.

O motor que ativava a roda foi alimentado por caldeiras a vapor, cuja rede subterrânea apressado vapor para impulsionar os pistões de seus motores com 1000 cavalos de potência.

Era composta por 36 cabines, cada uma equipada com 40 cadeiras giratórias e capaz de acomodar até 60 pessoas, dando uma capacidade total de 2160 passageiros. Demorou 20 minutos para a roda fazer duas evoluções, a 1ª, envolvendo seis paradas para permitir que os passageiros saíssem e entrassem da rotação de um segundo a nove minutos sem parar, para o que o portador do bilhete pagava 50 centavos de dólar.

A exposição terminou em Outubro de 1893, mas a roda continuou operando no lugar até ser fechada em abril de 1894, quando foi desmontada e guardada até o ano seguinte. Em seguida, foi reconstruída no lado norte de Chicago, perto de Lincoln Park, próximo a uma área exclusiva.
Por conta disso, o cidadão norte-americano e residente local, William D. Boyce, iniciou uma ação judicial mal sucedida contra os donos da roda para que ela fosse removida, o que permitiu que a roda pudesse operar no lugar, de outubro de 1895 até 1903, quando, depois de haver sido comprada pela Chicago House Wrecking Company fpor 8,150.00 dólares,foi novamente desmontada, para ser transportada por via ferroviária até St. Louis para a Feira Mundial de 1904, onde redeu aos seus proprietários a quantia de 215,000 dólares.

Por fim, em 11 de maio de 1906, a famosa roda gigante de Chicago foi destruída por demolição controlada com o uso de dinamite.

Fontes consultadas:

  1. www.nationaldaycalendar.com/…
  2. www.daysoftheyear.com/…
  3. pt.wikipedia.org/…
  4. en.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/2708

RSS/XML