Dia da Mulher Cristã Evangélica (28 de março)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3883

Próxima Celebração "Dia da Mulher Cristã Evangélica": Quarta-Feira, 28 de Março de 2018, : daqui 187 dias, 07:24:04-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 4 minutos.

O Dia da Mulher Cristã Evangélica em 28 de março de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi criada pela Lei Nº 16.317 de 18 de novembro de 2016.

Apesar de inúmeras pesquisas e não menos empenhados esforços, ainda não me foi possível obter maiores explicações e porquês para a instituição dessa data comemorativa de
São Paulo em 1 de março, que prestar uma homenagem a mulher Cristã Evangélica, em que pese a leitura da íntegra com a respectiva justificação do Projeto De Lei Nº 292 de 9 de abril de 2016 da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Segundo o referido projeto de lei, no começo do século XX, a mulher era ainda considerada, muitas vezes, como intelectualmente inferior, como incapaz de assumir responsabilidades cívicas, devendo, por isso estar sujeita à tutela familiar do homem, fosse ele, o pai, o marido ou o irmão. Era a esposa, a mãe, mas não tinha poder de decisão sobre o patrimônio nem sobre a educação dos filhos. Era a inspiradora de poetas e artistas, todavia, raramente lhe permitiam desenvolver capacidades criadoras. Trabalhava, quando era necessário acorrer ao sustento da família, porém, apenas exercia tarefas e ofícios rotineiros, recebendo sempre salários mais baixos do que o homem.

O supracitado Projeto de Lei diz que, outrora apenas centrado no lar, na família, o papel da mulher é hoje em dia bem diferente. Na verdade, no final do milênio, a influência da mulher em todas as esferas da sociedade tem aumentado. Se pode constatar esse fato através da presença das mulheres em muitos lugares onde até há bem poucos anos era impensável. A magistratura, a diplomacia e as forças armadas estavam vedadas às mulheres. O ensino universitário era maioritariamente frequentado pelos homens. Mas tudo isto mudou. É nesta sociedade em mutação que encontramos a mulher cristã possuindo um espaço bem alargado, no qual pode exercer a sua influência. No entanto, não se pode esquecer que, mais que nunca, a mulher cristã precisa de usar a "medida padrão" mais importante para a sua vida, e essa medida encontra-se na Palavra de Deus: "[...] De coração te busquei, não me deixes fugir dos teus mandamentos. Guardo a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. [...]" (Sl.119:10-11).

Daí, as mulheres cristãs tem um papel muito importante na família, na Igreja e na sociedade, e se faz necessário valorizar essa importante contribuição feminina. Por exemplo, se encontram alguns exemplos na bíblia de mulheres que fizeram a diferença. Entre elas, Loide. Não é uma mulher muito conhecida, no entanto o seu exemplo é deveras importante, pois foi uma mulher que transmitiu uma herança nobre às gerações que lhe seguiram. "Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer, não se desviará dele". Prov.22:6). Loide, a fiel cristã, transmitiu a sua filha Eunice, que por sua vez transmitiu a Timóteo" a mais nobre herança de fé e de convicção.

A família representa uma das áreas que mais precisa da atenção da mulher cristã. A presença de Cristo no lar, na vida dos membros da família, deve ser cultivada. É no seio da família que se encontram os homens e mulheres que Deus deseja usar para influenciar países e sociedades. Mui grande é a  responsabilidade da mulher em geral e principalmente da cristã,  para com os vossos filhos e para com as gerações futuras. Loide não sabia que um dia Timóteo iria ser companheiro de Paulo no seu ministério. São essas mulheres valorosas que oram todos os dias, no sentido de que sejam fiéis, no preparo seguro e completo das vidas daqueles que, um dia, o Senhor colocou.

Por isso, desde a sua gênese, a igreja tem se beneficiado do ministério feminino. Romanos 16, menciona pelo seu nome, 7 mulheres cristãs, entre as quais Febe. Esta mulher havia ajudado e protegido crentes mais fracos, ensinando-os e provendo-lhes suas necessidades físicas. Também havia o cuidado dos enfermos, e a ajuda às mulheres crentes em seu trabalho na igreja. Apesar de não ocupar qualquer posição oficial na igreja cristã, servia ao Senhor Jesus Cristo, bem como aos seus discípulos, razão pela qual merecia a consideração e a atenção de todos os crentes. Febe utilizou os seus recursos mentais, materiais e espirituais afim de servir à Igreja Cristã. "Igreja" é um lugar de serviço, e nela,  mulher cristã tem exercido um ministério de grande valor. Ministérios como da oração, evangelização, hospitalidade, beneficência,  aconselhamento, entre outras áreas. As Mulheres Cristãs estão  conscientes de suas   responsabilidades e da autoridade a elas  outorgada.  Por isso se pode crer piamente que muitas mudanças  já aconteceram com relação à posição da mulher na sociedade, há novas interpretações, não somente em nível secular, como interpretações da própria história em nível eclesiástico. Hoje é necessário voltar à rica fonte de ensinamentos inesgotáveis, a Bíblia, a palavra de Deus e estudá-la focalizando a mulher.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.al.sp.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3883

RSS/XML