Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense (6 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3330

Próxima Celebração "Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense": Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017, : daqui 165 dias, 09:13:19-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 1 minuto.

O Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense em 6 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, que foi instituída pela Lei Nº 3.486 de 28 de dezembro de 2007, e que foi ratificada pela Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010.

De acordo com a Lei supracitada do Mato Grosso do Sul, por ocasião das celebrações desse dia festivo, poderão ser realizados nas unidades escolares públicas, instituições culturais e demais órgãos ligados à administração pública estadual, concertos, solenidades, apresentações culturais, peças teatrais, leituras dramáticas, audições públicas e outras manifestações literárias, referenciando elementos da cultura sul-mato-grossense.
A Lei acima mencionada do Mato Grosso do Sul diz ainda que, o Poder Executivo sul-mato-grossense também poderá manter durante o festejo dessa data celebrativa, stands literários nos aeroportos do Estado do Mato Grosso do Sul, para divulgação da literatura sul-mato-grossense.

Essa data comemorativa de sul-mato-grosssenses tem por fim, marcar a data da fundação da FALA-MS [Federação das Academias de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul], que foi constituída em 6 de novembro de 2004, sobre cuja entidade eu não consegui maiores informações.

Para conhecimento, 1ª vez em que a literatura sul-mato-grossense se organizou através de uma entidade literária, foi em 30 de outubro de 1971, com a criação da Academia de Letras e História de Campo Grande, atual ASL [Academia Sul-Mato-Grossense de Letras], que surgiu à sombra de uma árvore, a partir da iniciativa dos escritores brasileiros do Mato Grosso do Sul, Ulisses Serra, Germano Barros de Souza e José Couto Vieira Pontes, e que teve sua instalação oficial na noite de 13 de outubro de 1972 no Hotel Campo Grande. Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a ASL mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura estadual no Mato Grosso do Sul, e nacional no Brasil.

Fontes consultadas:

  1. aacpdappls.net.ms.gov.br/…
  2. federacaoacademiasletrasartesms.blogspot.com.br/…
  3. www.acritica.net/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3330

RSS/XML