Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense (6 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/VKMp

O Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense em 6 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, que foi instituída pela Lei Nº 3.486 de 28 de dezembro de 2007, e que foi ratificada pela Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010.

De acordo com a Lei supracitada do Mato Grosso do Sul, por ocasião das celebrações desse dia festivo, poderão ser realizados nas unidades escolares públicas, instituições culturais e demais órgãos ligados à administração pública estadual, concertos, solenidades, apresentações culturais, peças teatrais, leituras dramáticas, audições públicas e outras manifestações literárias, referenciando elementos da cultura sul-mato-grossense.
A Lei acima mencionada do Mato Grosso do Sul diz ainda que, o Poder Executivo sul-mato-grossense também poderá manter durante o festejo dessa data celebrativa, stands literários nos aeroportos do Estado do Mato Grosso do Sul, para divulgação da literatura sul-mato-grossense.

Essa data comemorativa de sul-mato-grosssenses tem por fim, marcar a data da fundação da FALA-MS [Federação das Academias de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul], que foi constituída em 6 de novembro de 2004, sobre cuja entidade eu não consegui maiores informações.

Para conhecimento, 1ª vez em que a literatura sul-mato-grossense se organizou através de uma entidade literária, foi em 30 de outubro de 1971, com a criação da Academia de Letras e História de Campo Grande, atual ASL [Academia Sul-Mato-Grossense de Letras], que surgiu à sombra de uma árvore, a partir da iniciativa dos escritores brasileiros do Mato Grosso do Sul, Ulisses Serra, Germano Barros de Souza e José Couto Vieira Pontes, e que teve sua instalação oficial na noite de 13 de outubro de 1972 no Hotel Campo Grande. Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a ASL mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura estadual no Mato Grosso do Sul, e nacional no Brasil.

Fontes consultadas em 6 de novembro de 2016 às 13:02:41:

  1. aacpdappls.net.ms.gov.br/…
  2. federacaoacademiasletrasartesms.blogspot.com.br/…
  3. www.acritica.net/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/VKMp

RSS/XML