Dia da Língua ou "Dagur íslenskrar tungu)" (16 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/TBiu

O Dia da Língua ou "Dagur íslenskrar tungu)" em 16 de novembro de cada ano, é uma comemoração na Islândia, um país nórdico insular europeu, situado no oceano Atlântico Norte, cujo território abrange a ilha homônima e algumas pequenas ilhas no oceano Atlântico, localizadas entre a Europa continental e a Groenlândia, com uma população de quase 320 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados.

Essa data comemorativa de islandeses tem por fim, marcar a data do aniversário do nascimento do escritor, naturalista e poeta islandês, Jónas Hallgrímsson, que veio ao mundo em 16 de novembro de 1807, e que continua sendo um dos poetas mais queridos da Islândia, havendo composto alguns dos mais conhecidos poemas islandeses sobre a terra e a nação de seus compatriotas, além de ser o fundador do jornal "Fjölnir", que circulou na cidade e capital dinamarquesa de Copenhague a partir de 1835, e que foi usado por poetas nacionalistas de então, com o fim de invocar sentimentos patrióticos no coração do povo islandês, na esperança de insuflar a resistência popular contra as "regras dinamarquesas" em vigor naquele tempo.

Jonas é considerado um dos fundadores, e melhor exemplo de romantismo na Islândia. As imagens em sua poesia foram fortemente influenciada pela paisagem islandesa. Ele também é conhecido por introduzir metros estrangeiros de fazer rima à poesia islandesa, como pentâmetro, por exemplo.

Em 1832 Jonas partiu para a Dinamarca, onde passou no vestibular para a Universidade de Copenhaguem, e terminou por se formar com destaque em literatura e ciências naturais. Após a formatura, ele foi contemplado com uma bolsa do tesouro do Estado, para realizar investigações científicas na Islândia, em cujo projeto, ele trabalhou de 1839 a 1842.
Após essa bolsa, Jónas continuou a perseguir seu interesse na história natural da Islândia, e recebeu uma bolsa para escrever uma descrição de terra islandesas. Também editou "Fjölnir", que ele fundou junto com outros habitantes locais, em consequência do que, como estudantes, ficaram conhecidos como "Fjölnismenn", onde ele publicou pela 1ª vez muitos de seus poemas e ensaios, enquanto dividia seu tempo entre a Dinamarca e viagens de pesquisa para Islândia. Jónas trabalhou ainda como tradutor de vários materiais, incluindo traduções de livros populares sobre astronomia, que foram publicadas em 1842, nas quais podem ser encontradas muitas das palavras islandesas cunhadas por Jonas. Uma delas, por exemplo, é reikistjarna, que significa planeta. Esta é uma palavra composta a partir do verbo að Reika (a vagar) eo substantivo Stjärna (estrela).

Em 21 de Maio de 1845, Jonas escorregou nas escadas para seu quarto e quebrou a perna em Copenhaguem. Ele foi para o hospital no dia seguinte, mas morreu de infecção generalizada, com a idade de apenas 37 anos.

Fontes consultadas em 16 de novembro de 2016 às 04:47:37:

  1. is.wikipedia.org/…
  2. en.wikipedia.org/…
  3. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/TBiu

RSS/XML