Dia da Hospitalidade e Gastronomia (9 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3116

Próxima Celebração "Dia da Hospitalidade e Gastronomia": Quinta-Feira, 9 de Novembro de 2017, : daqui 44 dias, 00:13:17-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Hospitalidade e Gastronomia em 9 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 13.009 de 15 de maio de 2008, em apoio ao "Dia Nacional do Hoteleiro" no Brasil, e que passou a concorrer diretamente com o "Dia do Hoteleiro" de paulistas.

De acordo com a Lei supracitada do Estado de São Paulo, a participação do Poder Público Estadual paulista no conjunto de eventos para homenagear esse dia festivo, deverá se dar em parceria com a iniciativa privada, especialmente com setores ligados à hotelaria e gastronomia.

A data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data da fundação da ABIH [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis], que se deu em 9 de novembro de 1936, por ocasião da realização do 1º CONOTEL [Congresso Nacional de Hotéis], ocorrido no "Hotel dos Estrangeiros", então localizado na Praça José de Alencar no bairro de Botafogo da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ.
Desde então, o Congresso Nacional de Hotelaria tem sido promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, com temas voltados para soluções no turismo do Brasil, tanto em questões nacionais, quanto em questões internacionais.

Para conhecimento, a ABIH [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis] é uma entidade empresarial associativista e sem fins lucrativos, e uma das entidades de classe mais antigas do turismo nacional brasileiro, com mais de 3.200 meios de hospedagens associados em todo o Brasil, que desde seu surgimento, em 1936, sempre foi destaque nas demandas do setor, e que atua como um órgão técnico e consultivo, na busca de solução para os problemas do setor hoteleiro no país.
Representa o SETOR que oferecem em todo o país, mais de 1.350.000 empregos diretos e 675.000 empregos indiretos.

A ABIH consolidou-se no decorrer dos anos como uma confiável fonte de dados e informações setoriais, mantendo escritório como a ABIH Regional, em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal.
Com sede em Brasília–DF, representa o SETOR junto aos principais Órgãos Públicos brasileiros, dentre outros, Ministério do Turismo, EMBRATUR [Empresa Brasileira de Turismo], Comissões de Turismo da Câmara dos Deputados, SEBRAE Nacional [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], CNT [Conselho Nacional de Turismo].

As Diretorias Executivas e Técnicas e o Conselho Deliberativo, têm a missão de fortalecer as relações institucionais com os poderes públicos, tanto na esfera do Executivo, quanto na do Judiciário e do Legislativo, garantindo a defesa dos interesses do setor hoteleiro no Brasil, além de investir na valorização da atividade econômica dos hoteleiros brasileiros, promovendo a aproximação e a ampliação das oportunidades de negócios para todos os seus associados.

A ABIH possui representatividade em todos os estados do Brasil, congregando sob a mesma orientação, hotéis e similares de todos os recantos do país, e tendo como objetivo primordial a arregimentação da classe, visando a defesa dos interesses de ordem jurídica, moral e econômica dos hoteleiros do Brasil.

Fontes consultadas:

  1. www.al.sp.gov.br/…
  2. www.al.rs.gov.br/…
  3. www.al.sp.gov.br/…
  4. www.abihmg.com.br/…
  5. www.revistahoteis.com.br/…
  6. www.setur.df.gov.br/…
  7. pt.wikipedia.org/…
  8. abih.com.br/…
  9. www.camarasaopedro.sp.gov.br/…
  10. www.senado.leg.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3116

RSS/XML