Dia da Comunidade Árabe (11 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/kiNx

O Dia da Comunidade Árabe em 11 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Paraná, que foi criada pela Lei Nº 14.495 de 11 de agosto de 2004.

Segundo o Projeto de Lei Nº 153 de 5 de maio de 2004, essa data comemorativa de paranaenses tem por fim, marcar a data simbolicamente tida como a do início de um aumento significativo na imigração de árabes para o Brasil, que se deu a partir do Armistício assinado por alemães às 11 horas CET [Hora da Europa Central] de 11 de novembro de 1918, cujo desfecho do conflito remodelou o mapa em várias partes do mundo, com as novas fronteiras impostas pelos vencedores à Alemanha, após o fim da 1ª Guerra Mundial.

Para conhecimento, o moderno Oriente Médio surgiu após a Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano, que foi aliado com as derrotadas Potências Centrais, foi dividido em um número de nações separadas. Outros acontecimentos marcantes nesta transformação incluíram a criação de Israel em 1948 e a saída das potências europeias, nomeadamente o Reino Unido e a França. Eles foram suplantados em parte pela crescente influência dos Estados Unidos da América no lugar.

A região que fica na junção da Eurásia, da África, do Mar Mediterrâneo e do Oceano Índico, e que tem sido denominada Oriente Médio, é o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islamismo, judaísmo, Yazidi, e no Irã do mitraísmo, zoroastrismo, maniqueísmo e da Fé Bahá'í. Ao longo de sua história, o Oriente Médio tem sido um grande centro de negócios do mundo e uma área estratégica em termos econômicos, políticos, culturais e religiosos. O Oriente Médio foi unificado pela primeira vez sob o império Aquemênida seguido mais tarde pelo Império Macedônio e, mais tarde pelos impérios iranianos, a saber, o Império Arsácida e o Império Sassânida. No entanto, seriam os Califados árabes na Idade Média ou Idade de Ouro Islâmica, que primeiramente iriam unificar todo o Oriente Médio como uma região distinta e criar a identidade étnica dominante que persiste até hoje. Os turcos seljúcidas, o Império Otomano e os safávidas também depois dominariam a região.

No século XX, ações importantes da região do petróleo deram nova importância estratégica e econômica ao Oriente Médio. A produção em massa do petróleo começou por volta de 1945, com a Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos, que passaram a jorrar grandes quantidades de petróleo para o mercado mundial. As reservas de petróleo estimadas, especialmente na Arábia Saudita e Irã são algumas das mais altos do mundo, e o cartel internacional do petróleo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é dominado por países do Oriente Médio.

Durante a Guerra Fria, o Oriente Médio foi um teatro de luta ideológica entre as duas superpotências: os Estados Unidos da América e a antiga URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], que competiam por zonas de influências e aliados regionais. É claro que, além dos motivos políticos, houve também o "conflito ideológico" entre os dois sistemas. Neste quadro contextual, os Estados Unidos da América procuraram desviar o mundo árabe da influência soviética e, desde o final da Segunda Guerra Mundial, a região tem tido períodos de relativa paz e tolerância, pontuada por conflitos e guerras como a Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, o conflito árabe-israelense e o programa nuclear do Irã.

Fontes consultadas em 11 de novembro de 2016 às 04:06:19:

  1. www.legislacao.pr.gov.br/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. portal.alep.pr.gov.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/kiNx

RSS/XML