Dia da Bandeira de Mato Grosso (19 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/pdn8

O Dia da Bandeira de Mato Grosso em 19 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Mato Grosso, que foi estabelecida pela Lei Nº 8.510 de 12 de junho de 2006, através da qual também se dispôs que fica obrigatória a execução do Hino da Bandeira de Mato Grosso, devendo-se fazer menção aos autores da letra e música do mesmo, provavelmente em apoio ao "Dia da Bandeira do Brasil".

A data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data do Decreto Nº 4 de 19 de novembro de 1889 [alterado pelas Leis Nº 5.443 de 28 de maio de 1968, Nº 5.700 de 1 de setembro de 1971 e Nº 8.421 de 11 de maio de 1992], que então instituiu a Bandeira Nacional Brasileira, 4 dias após a Proclamação da então República dos Estados Unidos do Brasil. Esse decreto foi preparado pelo membro do então novo governo provisório republicano brasileiro, Benjamin Constant.

Segundo o Artigo 1º do referido Decreto do então novo governo provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, "(...) A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarela - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e ponteada por vinte e uma estrelas, entre as quais as da constelação do Cruzeiro, dispostas da sua situação astronômica, quanto à distância e o tamanho relativos, representando os vinte Estados da República e o Município Neutro; (...)", ou seja, a então capital federal do Brasil.

Para conhecimento, a bandeira do Estado do Mato Grosso foi uma das primeiras criadas no período republicano, mais precisamente, 73 dias após a oficialização da bandeira do Brasil, por meio do Decreto Nº 2 de 31 de janeiro de 1890, que foi assinado pelo então herói brasileiro da "Guerra do Paraguai", general Antônio Maria Coelho.

Na atualidade, o símbolo mato-grossense corresponde ao desenho original criado em 1890, mas em 1929 houve uma mudança na bandeira oficial, que perdurou por 18 anos, até que a bandeira original foi retomada por meio da Constituição de 11 de julho de 1947 do Estado do Mato Grosso.

As semelhanças entre a bandeira de Mato Grosso e a brasileira simbolizam a integração existente entre o Estado e país. As cores principais são o azul, o verde, o amarelo e o branco e cada uma delas possui um significado diferente e muitas vezes até místico.
Por exemplo, o azul assemelha-se ao céu carioca da noite da Proclamação da República, além de sugerir a ideia de busca pela evolução espiritual. O branco é a cor que simboliza a paz e a concórdia, já o losango é uma referência à mulher, símbolo da República. A esfera central da bandeira estadual exalta a soberania, que junto com a cor verde remete à esperança, à juventude e à natureza, tão abundante em Mato Grosso, único Estado a reunir três biomas naturais.
O destaque principal fica por conta da grande estrela amarela no centro da esfera, símbolo dos ideais republicanos. Trata-se de Sirius, que integra a constelação de Cão Maior, e que é a estrela mais brilhante que pode ser observada no céu. Nas antigas civilizações, Sirius era considerada elemento sagrado e cheia de significado. Já a cor amarela da estrela simboliza as riquezas minerais, a exemplo do ouro, tão abundante em terras mato-grossenses.

Fontes consultadas em 19 de novembro de 2016 às 19:57:35:

  1. www.al.mt.gov.br/…
  2. www.mt.gov.br/…
  3. www.planalto.gov.br/…
  4. www.planalto.gov.br/…
  5. www.planalto.gov.br/…
  6. www.planalto.gov.br/…
  7. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/pdn8

RSS/XML