Dia da Bandeira de Mato Grosso (19 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3420

Próxima Celebração "Dia da Bandeira de Mato Grosso": Domingo, 19 de Novembro de 2017, : daqui 207 dias, 22:15:17-03:00.
Tempo médio de leitura para essa data comemorativa: ± 2 minutos.

O Dia da Bandeira de Mato Grosso em 19 de novembro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro do Mato Grosso, que foi estabelecida pela Lei Nº 8.510 de 12 de junho de 2006, através da qual também se dispôs que fica obrigatória a execução do Hino da Bandeira de Mato Grosso, devendo-se fazer menção aos autores da letra e música do mesmo, provavelmente em apoio ao "Dia da Bandeira do Brasil".

A data comemorativa de brasileiros tem por fim, marcar a data do Decreto Nº 4 de 19 de novembro de 1889 [alterado pelas Leis Nº 5.443 de 28 de maio de 1968, Nº 5.700 de 1 de setembro de 1971 e Nº 8.421 de 11 de maio de 1992], que então instituiu a Bandeira Nacional Brasileira, 4 dias após a Proclamação da então República dos Estados Unidos do Brasil. Esse decreto foi preparado pelo membro do então novo governo provisório republicano brasileiro, Benjamin Constant.

Segundo o Artigo 1º do referido Decreto do então novo governo provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, "(...) A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais - verde e amarela - do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda - Ordem e Progresso - e ponteada por vinte e uma estrelas, entre as quais as da constelação do Cruzeiro, dispostas da sua situação astronômica, quanto à distância e o tamanho relativos, representando os vinte Estados da República e o Município Neutro; (...)", ou seja, a então capital federal do Brasil.

Para conhecimento, a bandeira do Estado do Mato Grosso foi uma das primeiras criadas no período republicano, mais precisamente, 73 dias após a oficialização da bandeira do Brasil, por meio do Decreto Nº 2 de 31 de janeiro de 1890, que foi assinado pelo então herói brasileiro da "Guerra do Paraguai", general Antônio Maria Coelho.

Na atualidade, o símbolo mato-grossense corresponde ao desenho original criado em 1890, mas em 1929 houve uma mudança na bandeira oficial, que perdurou por 18 anos, até que a bandeira original foi retomada por meio da Constituição de 11 de julho de 1947 do Estado do Mato Grosso.

As semelhanças entre a bandeira de Mato Grosso e a brasileira simbolizam a integração existente entre o Estado e país. As cores principais são o azul, o verde, o amarelo e o branco e cada uma delas possui um significado diferente e muitas vezes até místico.
Por exemplo, o azul assemelha-se ao céu carioca da noite da Proclamação da República, além de sugerir a ideia de busca pela evolução espiritual. O branco é a cor que simboliza a paz e a concórdia, já o losango é uma referência à mulher, símbolo da República. A esfera central da bandeira estadual exalta a soberania, que junto com a cor verde remete à esperança, à juventude e à natureza, tão abundante em Mato Grosso, único Estado a reunir três biomas naturais.
O destaque principal fica por conta da grande estrela amarela no centro da esfera, símbolo dos ideais republicanos. Trata-se de Sirius, que integra a constelação de Cão Maior, e que é a estrela mais brilhante que pode ser observada no céu. Nas antigas civilizações, Sirius era considerada elemento sagrado e cheia de significado. Já a cor amarela da estrela simboliza as riquezas minerais, a exemplo do ouro, tão abundante em terras mato-grossenses.

Fontes consultadas:

  1. www.al.mt.gov.br/…
  2. www.mt.gov.br/…
  3. www.planalto.gov.br/…
  4. www.planalto.gov.br/…
  5. www.planalto.gov.br/…
  6. www.planalto.gov.br/…
  7. pt.wikipedia.org/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/3420

RSS/XML