Dia da Ação Católica (7 de novembro)

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta para esse artigo: http://datascomemorativas.org/6A23

O Dia da Ação Católica em 7 de novembro de cada ano, é uma comemoração não confirmada, que aparece em vários calendários brasileiros de datas comemorativas, para a qual, eu ainda não logrei obter maiores explicações e porquês, seja pelo fato de tal justificação haver se perdido no tempo, seja porque talvez, ela nunca tenha existido de fato.

No entanto, é possível que essa data festiva extraoficial citada em vários calendários do Brasil tenha algo a ver com a data da fundação da ACB [Ação Católica Brasileira], que foi um movimento controlado pela hierarquia da Igreja Católica, e que foi fundado pelo cardeal brasileiro da Igreja Católica, Sebastião Leme da Silveira Cintra, em algum dia de inais de outubro ou começo de novembro de 1935, com o objetivo de formar leigos para colaborar com a missão da Igreja: "salvar as almas pela cristianização dos indivíduos, da família e da sociedade" ,pois consta que, em 27 de outubro de 1935, o Papa Pio XI enviou uma carta ao Cardeal Dom Sebastião Leme e aos Bispos do Brasil, na qual afirmava que devido à escassez do clero, a Ação Católica seria necessária, e a sua 1ª tarefa seria a formação, para que existisse uma unidade orgânica, com coordenações em todas as associações; e que o objetivo da Ação Católica brasileira era fazer de cada indivíduo um apóstolo de Cristo no ambiente social onde estivesse, portanto deveriam ser organizadas semanas de estudo e oração necessárias para a formação de militantes entre os jovens estudantes e operários; para que a Ação Católica pudesse ser o "exercício pacífico de Cristo, exército de justiça, amor e paz. O ideal proclamado pelo Papa era o de levar tudo à influência de Cristo-Rei, ‘restaurar tudo em Cristo’, a fim de que reinasse a ‘paz de Cristo no Reino de Cristo’. Portanto, a intenção era que os leigos se tornassem o braço estendido da Igreja Católica no seio da sociedade, como apostolado organizado e subordinado ao poder do clero..

Para conhecimento, a Ação Católica é o nome dado ao conjunto de movimentos criados pela Igreja Católica no século XX, visando ampliar sua influência na sociedade, através da inclusão de setores específicos do laicado e do fortalecimento da fé religiosa, com base na Doutrina Social da Igreja.
A Ação Católica com o nome pelo qual é reconhecida hoje, foi oficialmente fundada em 23 de dezembro de 1922 no pontificado de Pio XI, que também criou em 1938, uma direção central para a Ação Católica, mas sua história remonta a 1867 e traz como pano de fundo um contexto histórico apresentado resumidamente. A própria Ação Católica Italiana, reconhece como data símbolo de
fundação de suas bases, a data de 29 de julho de 1867, a partir da iniciativa de 2 jovens, Giovanni Acquaderni e Mario Fani, que se converteram em junho de 1867 na cidade e capital italiana de Roma, durante um "pequeno congresso" de vários membros dos "círculos da juventude católica" de vários lugares da Itália, e que
tiveram a ideia de fundar uma organização para a juventude católica baseada nos pilares da oração, ação e sacrifício. Em 13 de dezembro de 1867 oficializaram o estatuto e regulamento da "Sociedade da Juventude Católica", que posteriormente recebeu da parte de Pio IX, o reconhecimento oficial em 2 de maio de 1868.

Por isso, erroneamente, diz-se que o movimento da Ação Católica foi criado em 1924 pelo sacerdote belga, Cardeal Cardijn [Joseph Léon Cardinj], muito embora, na verdade, ele tenha trabalhado pelo compromisso social da Igreja Católica no início do século XX e sido o fundador da JOC [Juventude Operária Católica], enquanto filho de operários e defensor da ideia de que os operários devem preferentemente ser evangelizados por outros operários, a partir do que, começou com os jovens, adotando o "método de Ver, Julgar, Agir" [que depois se tornaria clássico], especialmente adaptado à mentalidade concreta dos trabalhadores, seguido dos diversos ramos [das moças, de estudantes, de adultos...], para mais tarde serem todos unificados num só movimento, mantendo-se ainda assim, os ramos especializados.

Segundo se sabe, a JOC terminou por ser apenas uma parte do Movimento chamado Ação Católica, e elaborava uma concepção de fé bem mais voltada para a realidade social do que outras ações no interior da Igreja Católica. Seu propósito era o de ensinar o jovem trabalhador a viver uma vida completa e mais humana e a ser um corpo representativo que defendesse o direito dos operários. Desse modo o integrante da JOC deveria ser um apóstolo no próprio meio operário, construindo sua formação na e pela ação, fundamentada na metodologia já aqui citada do "Ver, Julgar e Agir".

Fontes consultadas em 8 de novembro de 2016 às 02:46:41:

  1. www.lovers-poems.com/…
  2. pt.wikipedia.org/…
  3. www.interpsic.com.br/…
  4. pejoteirossantos.wordpress.com/…
  5. pt.wikipedia.org/…
  6. www.abhr.org.br/…

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Antonio Cezar é cego, dedica ± 4 hhoras/dia na maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês, e conta com você. Clique e colabore!

Ocultar

Foto do Locutor Antonio Cezar

Você pode entrar em contato para saber como ajudar ou doar qualquer quantia, na Caixa Econômica Federal ou numa lotérica perto de você, para Antonio Cezar, agência 2992, operação 13, conta poupança 8655-1. Por exemplo, moedas do troco no pagamento de suas contas serão sempre bem-vindas.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/6A23

RSS/XML