26 Datas Comemorativas em 2 de janeiro (leia em ± 00:10:04).

Uma terça, 2º dia de 2018: daqui 344 dias, com exibição em tempo real.
Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/8GFX

Dia de Feriado Bancário
comemorado na Escócia, transferido para o dia 3 de janeiro quando ocorre num domingo.

1º Dia do Carnaval de Negros e Brancos ou "Carnaval de Negros y Blancos"
comemoração relacionada com a "Epifania", que é celebrada durante 6 dias na cidade colombiana de San Juan de Pasto, entre outras cidades do sul da Colômbia, numa festa consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"].

8º dos "Doze Dias Santos"
comemoração do Cristianismo Esotérico, que está relacionada com a interpretação Esotérica da temporada do Natal Leia Mais

9º Dia das Celebrações de Natal no Cristianismo Ocidental
Comemoração da Igreja Católica Apostólica Romana e alguns outros Cristãos.

Dia aberto para visitação pública ao Palácio Imperial
celebrado na cidade japonesa de Tóquio, com as congratulações para um novo ano.

Dia da Conscientização sobre o Personal Trainer ou "National Personal Trainer Awareness Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, prevista para ser festejada numa época em que se costuma tomar resoluções como perder peso, ir para a academia e ficar em forma, etc... sendo que muitas dessas aspirações têm grande tendência de serem rapidamente esquecidas, daí a importância da ajuda de um Personal Trainer para que não se desista no meio do caminho.

Dia da Continuação da celebração de Ano Novo
comemorado com feriado no Cazaquistão, Macedônia, Montenegro, Nova Zelândia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslovénia, Suíça e Ucrânia, entre outros povos.

Dia da Ratificação da Geórgia ou "Georgia Ratification Day"
comemoração de estadunidenses, para marcar a data de 2 de janeiro de 1788, em que o Estado norte-americano da Geórgia converteu-se no 4º Estado a ratificar a Constituição dos Estados Unidos da América.

Dia da Tomada de Granada ou "Día de la Toma de Granada"
comemorado na Espanha, para marcar a data da rendição dos mouros em 2 de janeiro de 1492, como fruto de um processo de negociação que tornou possível a recuperação de todas as terras que até então eram ocupadas pelos mouros na Península Ibérica.

Dia de Berchtoldstag, Bechtelstag, Bechtle, Bechtelistag, Berchtelistag, Bächtelistag ou Bärzelistag
comemoração da Suíça, Liechtenstein e Alsácia, com feriado em vários Cantões suíços, relacionada com a Perchta, que é uma fêmea mítica do folclore, tida como a guardiã dos animais, e às vezes a líder do "Wild Hunt" [grupo de caçadores fantasmas com apetrechos de caça: cavalos, cães, etc... em louca busca por todo o céu ou no solo, ou ainda no ar].

Dia de Inanna,
Deusa do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, além de Mãe do Vinho E dos Grãos entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vénus na Mitologia Sumeriana.

Dia de Kakizome
comemoração de japoneses, que está relacionada com a 1ª escrita do ano, geralmente em 2 de janeiro, na qual são realizadas diversas competições de caligrafia ou Kakizome em escolas primárias e secundárias do Japão, para testar as habilidades caligráficas dos estudantes nipônicos, na 1ª escrita da fortuna ou "Kitsusho Hajime", feita com tinta preta misturada com a 1ª água do Ano Novo ou "Wakamizu", pincel especial e papel especial estilo pergaminho ou "Gasenshi" de 28 por 85 centímetros, onde crianças e famílias escrevem sua citação favorita, poesia, haiku ou um provérbio em caracteres japoneses, aproveitando-se a ocasião para escrever coisas vindas do coração, metas ou desejos que se quer para si próprio ou para os outros, além de criar belas obras de arte, que deverão ser penduradas na parede [como um ornamento da casa], até o dia 14 de janeiro, quando ocorre o Festival de "Sagicho", em que os Kakizomes são queimados, e segundo a tradição, se o papel voar alto durante a queima, significa que quem escreveu o mesmo, vai se tornar mais habilidoso e irá melhorar sua escrita durante o novo ano que está iniciando, visto que escrever bem em caracteres japoneses é bastante importante para esse povo, ao ponto de a caligrafia japonesa ser parte integrante do currículo escolar, sendo ensinada em todas as escolas, como parte da linguagem nacional ou "kokugo".

Dia de Klopse Kaapse ou simplesmente "Klopse"
comemorado desde meados do século XIX na na localidade sul-africana de Cape Town, quando menestréis agrupados em "Klopse" ou clubes [cabo em holandês e mais precisamente traduzido como tropas em Inglês], saem às ruas vestidos e adornados com roupas e/ou objetos coloridos, tocando uma variedade de instrumentos musicais.

Dia do 1º Sonho ou "Hatsuyume"
comemorado no Japão, na esteira de uma simpatia que afirma que a sorte do ano depende do que a pessoa sonhar durante a passagem do dia 2 para o dia 3 de janeiro.

Dia do Comerciante ou "- Día del comerciante"
tradicionalmente comemorado desde 1890 no Estado venezuelano de Falcón.

Dia do Martírio de Leandro Gómez
comemorado extra-oficialmente no Uruguai, para marcar a data da morte do militar uruguaio, Jose Maria Leandro Gómez, que foi executado em 2 de janeiro de 1865, após uma heróica "Defesa de Paysandú" ante os 33 dias do cerco realizado pelo militar e político uruguaio, Venancio Flores Barrios, apoiado nessa campanha pelo Brasil Imperial.

Dia do Policial Internacional ou "Día del Policía Internacional"
comemoração que já foi conhecida como "Dia do Gendarme" ou "Día del Gendarme", e que teria sido iniciada no México em 1928 pelo então policial mexicano, Manuel Vázquez G., enquanto um dos poucos sobreviventes de um confronto entre polícia e detentos, ocasionado por uma tentativa de fuga de presos em 2 de janeiro de 1927 na cadeia de Andonegui [atualmente biblioteca] da localidade mexicana de Tampico em Tamaulipas, junto ao litoral do Golfo do México, cuja data comemorativa ganhou projeção nacional entre os mexicanos e atravessou fronteiras, chegando aos Estados Unidos da América e do território norte-americano para outros países das vizinhanças.

Dia do Queijo Suíço ou "Swiss Cheese Day"
comemorado por norte-americanos, para marcar a data em que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América estabeleceu novas regras para os furos do queijo suíço, reduzindo o tamanho dos mesmos pela metade em 2 de janeiro de 1953, para evitar os travamentos nas máquinas de fatiamento de queijos, que então eram comuns diante da nova tecnologia que naquele tempo ainda estava a ser implantada.

Dia do Sanitarista
comemoração não confirmada.

dia do Tirante ou "Día del Tirante"
comemorado principalmente na comunidade espanhola de Valência, para marcar a data de 2 de janeiro de 1460, em que o escritor espanhol de Valência, Joanot Martorell, começou a escrever a novela cavaleiresca "Tirante o Branco", "Tirant Lo Blanch" ou "Tirante el Blanco", que é tida por espanhóis como um livro de grande importância, e que foi capaz de influenciar na criação do livro "Dom Quichote de La Mancha" do também escritor espanhol, Miguel de Cervantes Saavedra.

Dia dos Heróis
comemoração do Haiti, que também é conhecida como "Dia dos Antepassados" ou "Jour des Aïeux", em memória dos antepassados e outros entes queridos que já morreram.

Dia dos Introvertidos ou "Introvert Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para marcar a data do fin das reuniões familiares, ceias empresariais, e demais compromissos sociais da época do fim de ano com o Natal e o Ano Novo, cuja participação costuma não ser nada agradâvel às pessoas de índole introvertida.

Dia Nacional da Ciência de Ficção Científica ou "National Science Fiction Day"
comemorado por norte-americanos, para marcar a data do nascimento do escritor e bioquímico russo, Isaac Asimov, que veio ao mundo em 2 de janeiro de 1920, e se que se radicou nos Estados Unidos da América.

Dia Nacional da Segurança no Transporte de Animais de Estimação ou "National Pet Travel Safety Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, que foi iniciada pela especialista norte-americana em Estilo de vida de animais de estimação e comportamento animal, Colleen Paige, com o apoio da organização não-governamental estadunidense, Rede de Milagre Animal ou "Miracle Network animal, para conscientizar sobre os cuidados a serem dispensados por quem necessite levar consigo seus animais de estimação nas viagens de férias e qualquer outro tipo de deslocamento.

Dia Nacional de Pastéis de Nata ou "National Cream Puff Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América.

Dia Nacional do Bifê ou "National Buffet Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para ser festejada no 1º dia após o ano novo ou 2º dia do ano.

33 Santos Cristãos em 2 de janeiro (leia em ± 00:02:04).

Uma terça, 2º dia de 2018: daqui 344 dias, com exibição em tempo real.
Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/8GFX

Dia da Beata Estefânia Quinzanis de Soncino na Itália.

Dia da Beata Maria Ana Soureau-Blondin de Terrebonne no Canadá
fundadora da Congregação das Irmãs de Santana.

Dia de Santo Abel
patriarca bíblico e 2º filho de Adão.

Dia de Santo Abelardo de Corbie na frança.

Dia de Santo Airaldo de Maurienne da Sabóia na França.

Dia de Santo Argeu de Tomes do Ponto ou de Roma na Itália.

Dia de Santo Aspásio de Melun.

Dia de Santo Isidoro de Antioquia na Síria.

Dia de Santo Isidoro de Nitria.

Dia de São Basílio Magno de Cesaréia da Capadócia na Turquia
Doutor da Igreja.

Dia de São Bentivoglio de Bonis.

Dia de São Bladulfo de Bobbio.

Dia de São Claro de São Marcelo.

Dia de São Defendens de Tebas.

Dia de São Dionísio.

Dia de São Gaspar de Búfalo
fundador dos "Missionários do Precioso Sangue".

Dia de São Geraldo Cognoli.

Dia de São Gregório Nazianzeno de Nacianzo na Turquia
Doutor da Igreja.

Dia de São João Bueno de Milão na Itália.

Dia de São Bladulfo de Bobbio na Itália.

Dia de São Macário de Alexandria.

Dia de São Mainquino Luimneach na Hibernia
hoje Irlanda.

Dia de São Marcelino de Tomes do Ponto ou de Roma na Itália.

Dia de São Martiniano de Milão.

Dia de São Narciso de Tomes do Ponto ou de Roma na Itália.

Dia de São Serafim de Sarov.

Dia de São Silvestre de Troina da Sicília na Itália.

Dia de são Telésforo de Roma na Itália
Papa.

Dia de São Teodoro de Marcela da Provenza na França.

Dia de São Vicenciano de Limousin ou de Tulle na frança.

Dia do Beato Guilherme Repin de Angers na França.

Dia do Beato Lourenso Batard de Angers na França.

Dia do Beato Marcolino Amanni de Forlí na Itália.

3 Datas de cidades em 2 de janeiro (leia em ± 00:00:26).

Uma terça, 2º dia de 2018: daqui 344 dias, com exibição em tempo real.
Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/8GFX

Dia da Fundação do município brasileiro de Gurjão.
Estado da Paraíba.

Dia da Fundação do município brasileiro de Lagoa Nova.
Estado do Rio Grande do Norte.

Dia da Fundação do município brasileiro de Padre Marcos.
Estado do Piauí.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/8GFX

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!