54 Datas Comemorativas em 1 de maio (leia em ± 00:21:07).

Uma terça, 121º dia de 2018: daqui 309 dias, 16:29:36, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/194

Dia Mundial de Combate à Asma ou "World Day to Combat Asthma"
comemoração móvel, promovida desde 1998 pela GINA [Iniciativa Global para a Asma ou Global Initiative for Asthma], em prol da conscientização e dos cuidados com a asma em todo o mundo, pois esse distúrbio respiratório pode ser perfeitamente controlado na maioria dos casos com medidas simples e eficazes: 1ª terça-feira de maio.

5º Dia do "Festival da Florária" ou "Florifertum"
realizado durante 7 dias em homenagem à deusa romana, Flora, que era venerada como a deusa das flores na Roma Antiga e que era celebrado com muitas flores nos templos, roupas coloridas [em lugar do branco costumeiro] e oferendas de leite e mel para a deusa homenageada.

11º Dia completo do "Festival de Ridvan"
comemorado durante 12 dias por adeptos da Fé Bahá'í a partir do pôr do Sol de 20 de abril [Até o pôr do Sol de 2 de maio], para marcar a data tida como a do início da "Profecia de Bahá'u'lláh", quando o profeta Bahá'í permaneceu 12 dias exilado em Bagdá no Iraque, na época do Império Otomano, antes de iniciar sua viagem para Constantinopla na Turquia.

Dia da Agricultura
comemorado no Haiti.

Dia da Constituição
comemorado nas Ilhas Marshall, para marcar a data da assinatura do "Tratado de Livre Associação" de 1 de maio de 1979, que então estabelecia a relação da FSM [Federação dos Estados da Micronésia], da RMI [República das Ilhas Marshall) e da República de Palau [3 Estados soberanos] com os Estados Unidos da América.

Dia da Constituição Nacional ou "Día de la Constitución Nacional"
comemorado por Argentinos, para marcar a data da sanção a Constituição da República da Argentina, que foi promulgada em 1 de maio de 1853 pelo Congresso Geral Constituinte, reunido em Santa Fé e formado por representantes de todas as Províncias argentinas, exceto Buenos Aires.

Dia da Festa Oficial da Primavera
comemorado na Suíça.

Dia da Igreja Evangélica Congregacional de Pedra de Guaratiba
comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 4.889 DE 9 DE SETEMBRO DE 2008 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010.

Dia da Lealdade ou "Loyalty Day"
comemorado durante muitos anos por estadunidenses em contra-posição ao "Dia do Trabalhador" e, atualmente como um dia especial para a reafirmação da lealdade aos Estados Unidos e pelo reconhecimento da herança da liberdade norte-americana.

Dia da Lei Avaiana ou "Hawaiian Lei Day"
comemorado no Estado norte-americano do Awaí, em tributo de um símbolo representado por uma coroa ou grinauda, ou ainda por qualquer conjunto de objetos amarrados juntos com a intenção de serem usados, que são amplamente cultivados na cultura havaiana normalmente numa coroa de flores envolta ao redor do pescoço, como um símbolo de afeição, ao se chegar ou sair.

Dia da Lei ou "Law Day"
comemorado nos estados Unidos da América, objetivando uma reflexão sobre o papel do Direito na fundação do país e pelo reconhecimento da sua importância para a sociedade norte-americana.

Dia da Literatura
comemoração extra-oficial de brasileiros, para marcar a data do nascimento do jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro, José de Alencar [José Martiniano de Alencar], que veio ao mundo em 1 de maio de 1829, e que chegou aos postos de deputado e ministro do Brasil, mas cuja pobreza de sua família teria mesmo impressionado o também escritor brasileiro, Machado de Assis, por ocasião do vellório desse grande escritor indigenista dos brasileiros que criou personagens memmoráveis como Peri, Ceci, Iracema, entre outros.

Dia da Mãe Ganso ou "Mother Goose Day"
comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, a partir de uma celebração que foi criada em 1987 pela escritora estadunidense, Gloria T. Delamar, juntamente com a publicação de seu livro, "Mãe Ganso, desde o Bersário até a Literatura" ou "Mother Goose, From Nursery to Literature".

Dia da Mudança ou "Moving Day"
celebrado na cidade norte-americana de Nova York desde a época colonial até fins do século XIX [altura em que a movimentação passou a ser realizada também em 1 de outubro], quando muitos aluguéis venciam e a cidade transformava-se num pandemônio com as pessoas e seus pertences mudando de um lugar para outro, em 1 de maio.

Dia da Solidariedade Internacional dos Trabalhadores ou "Day of International Solidarity of Workers"
comemoração de países e/ou pessoas de tendência comunista, para uma celebração que teria sido instituída em junho de 1889 na cidade francesa de Paris, durante um "Congresso da Internacional Socialista", e que atualmente é festejada em grande parte do mundo como "Dia Mundial do Trabalhador" ou "World Labor Day", para marcar a data da greve geral iniciada em 1 de maio de 1886 na cidade norte-americana de Chicago e principal centro industrial dos Estados Unidos na época], quando milhares de trabalhadores foram às ruas com manifestações, passeatas, piquetes e discursos para protestar contra as condições desumanas a que eram submetidos, exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre operários e a polícia, durante uma dura repressão ao movimento dos trabalhadores de então.

Dia da unidade dos Povos
comemorado no Cazaquistão, numa celebração da amizade, da compreensão e da concórdia necessárias para uma vida pacífica dentro de um país habitado por mais de 150 nações e nacionalidades, incluindo cazaques, uzbeques, russos, ucranianos, alemães, coreanos, uigures, quirguistaneses, chineses, judeus, armênios, georgianos, e muitos outros povos numa grande família.

Dia das Coroações de Maio
celebração não-oficial do ritual da Igreja Católica Apostólica Romana.

Dia das Instituições Sociais Evangélicas
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.642 de 25 de março de 1994.

Dia de Beltrane
festival da Mitologia Celta, ainda comemorado nos dias atuais e reconhecido nas comemorações da "Festa da Primavera", mas que originalmente marcava o verão, muito embora haja uma grande discrepância entre as comemorações contemporâneas [que primam a sensualidade humana] e a comemoração dos tempos remotos, num dos mais alegres dos Festivais Celtas que tinham um enfoque na fertilidade da Terra, onde os participantes dançavam e se alegravam em volta das fogueiras.

Dia de Getúlio Vargas
comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 7.470 de 29 de abril de 1986, que também outorgou então o título de Patrono dos Trabalhadores do Brasil ao expresidente-ditador dos brasileiros, Getúlio Dornelles Vargas.

Dia de Gujarat
comemorado na Índia, para marcar a data da formação do Estado indiano de Gujarat, que se deu a partir da divisão lingüística do antigo Estado indiano Bombay em 1 de maio de 1960.

Dia de Lembrança do Piloto Ayrton Senna da Silva"
comemoração da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 11.645 de 2 de setembro de 1994 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, quando o Poder Executivo paulistano deverá promover conjuntamente com a colaboração da Câmara Municipal de São Paulo e dos Clubes Desportivos da capital paulista, atividades alusivas à essa data comemorativa, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.

Dia de Maharashtra
comemorado na Índia, para marcar a data da formação do Estado indiano de Maharashtra, que se deu a partir da divisão lingüística do antigo Estado indiano de Bombay em 1 de maio de 1960.

Dia de Recordação das Vítimas do "Holocausto"
comemorado em Porto Rico.

Dia de Salvar os Rinocerontes ou "Save the Rhino Day"
comemoração de norte-americanos.

Dia do Batismo de Fogo da Força Aérea ou "Día del Bautismo de Fuego de la Fuerza Aérea"
comemorado na Argentina, para marcar a data do início dos combates aéreos entre argentinos e ingleses, em 1 de maio de 1982, por ocasião da "Guerra das Malvinas".

Dia do Diácono
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.619 de 7 de janeiro de 2004.

Dia do Diácono e do Obreiro
comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 16.941 de 8 de novembro de 2011.

Dia do "Festival de Matsu"
comemorado em Taiwan, em honra da deusa do mar, responsável por proteger os Marinheiros e pescadores do mar, além de leste-asiáticos que estejam associados com o oceano.

Dia do "Festival de Todas as Mulheres"
comemorado na Roma Antiga, em honra de Bona Dea ou Maia [literalmente "a boa deusa"], que era venerada como a deusa da fertilidade, da cura, da virgindade, e de todas as mulheres.

Dia do "Festival de Vinalia Rustica"
comemoração do Império Romano, , em honra de Júpiter e Vênus, que também era celebrada em 19 de agosto.

Dia do início da "Festa de Santa Cruz"
comemorada na cidade brasileira de Carapicuíba-SP, conforme Lei do Estado brasileiro de São Paulo Nº 8.195 de 15 de dezembro de 1992.

Dia do Início da Semana Airton Senna para Prevenção de Acidentes de Trânsito
comemorada até 7 de maio de cada ano no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 2.475 de 11 de dezembro de 1995 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010, sendo que a Lei supra-citada também autoriza o Poder Executivo do Estado dos cariocas a designar Comissão Especial composta de 4 membros, representando os seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Transportes; Secretaria de Estado de Saúde; Secretaria de Estado de Educação; e DETRAN-RJ [Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro], além de entidades não governamentais, que deverão ser responsáveis pelo planejamento e implementação dessa semana comemorativa, e o Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro ainda poderá adotar medidas para divulgar essa semana celebrativa, promover debates e prestar informações à sociedade através dos meios de comunicação, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.

Dia do Início da Semana dos Animais
comemorada na cidade brasileira de Osasco-SP.

Dia do Início da Semana dos Professores
comemoração do Irã, para marcar a data do "martírio" do líder da Revolução islâmica, clérigo, intelectual, professor universitário e político iraniano, Ayatollah Morteza Motahhari, uma figura popular nos círculos religiosos do Irã que foi assassinada em 1 de maio de 1979 por membros do grupo terrorista marxista, MKO [Organização Mojahedin-e Khalq], depois de haver servido na Universidade de Teerã como o chefe do Departamento de Teologia e ensino islâmico e enquanto desempenhava as funções de presidente do Conselho Constitucional e membro do Conselho Revolucionário da República Islâmica do Irã.

Dia do início da Semana Internacional da Caneta de Amigos ou "Pen-Friends Week International"
comemorada até 7 de maio de cada ano, com a promoção da ISFGW [Sociedade Internacional de Amizade e Boa Vontade ou "International Society of Friendship and Good Will"], a partir dos Estados Unidos da América.

Dia do Início da Semana Paulo Freire da Educação
comemorada até 7 de maio de cada ano no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.098 de 26 de novembro de 1998, para ser celebrada com a realização de uma série de debates sobre o sistema educacional nos estabelecimentos de ensino oficial de 1º e 2º graus do Estado paulista, quando os Conselhos de Escola de cada unidade de ensino deverão se encarregar da garantia da execução da programação dessa semana comemorativa, destinada à participação da comunidade escolar.

Dia do início do "Festival de Yotaka Matsuri"
comemorado na localidade japonesa de Fukuno [atual Nanto] em Toyama, com carros coloridos gigantes, compostos por lanternas de papel decorativo, sendo que à meia-noite, as lanternas passam a ser desfiladas pela cidade em seus carros, levando consigo homens do lugar pendurados nas estruturas, responsáveis estes, por dar início às batalhas sempre que outros carros alegóricos cheguem perto.

Dia do Piloto de Fórmula-1 Ayrton Senna
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.919 de 29 de setembro de 1994, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.

Dia do Salário Digno ou "Worthy wage Day"
comemoração de norte-americanos desde 1991.

Dia do Torcedor Operariano
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 7.909 de 11 de junho de 2003, quando os Poderes do Estado deverão proporcionar todo o apoio necessário para a realização de atos públicos, solenidades e festejos alusivos a essa data comemorativa, que tem por fim marcar a data da fundação do time brasileiro de futebol, Operário Futebol Clube Limitada, que foi criado em 1 de maio de 1949 na cidade brasileira de Várzea Grande-MT e que, juntamente com o Mixto Esporte Clube faz o maior clássico mato-grossense, chamado de "o Clássico dos Milhões".

Dia do Trabalhador da Empresa de Transportes Coletivos do estado ou "Día del Trabajador de la Empresa de Transportes Colectivos del Estado"
comemorado no Chile, conforme Lei Nº 17.252 de 1970.

Dia dos Diretores de Escola ou "School Principals Day"
comemorado nos Estados Unidos da América.

Dia dos Lares Públicos
comemorado na Roma Antiga, em honra dessas pequenas estatuetas que eram encarregadas de proteger o espaço em que se situava a casa familiar, tanto é que, antes que houvesse a regulamentação da propriedade privada pelo direito, eram os Lares, os responsáveis por evitar a entrada de estranhos no território alheio, protegendo também, contra enfermidades que pudessem ser fatais aos romanos.

Dia Estadual da Associação Desportiva e Recreativa Icasa
comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.903 de 21 de junho de 2007, para marcar a data da fundação do Icasa Esporte Clube [mais tarde Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa], ocorrida em 1 de Maio de 1963 na cidade brasileira de Juazeiro do Norte-CE, por iniciativa do industrial brasileiro e um dos proprietários da Icasa [Indústria e Comércio de Algodão S/A], José Feijó de Sá, , que então costumava incentivar a prática do futebol entre seus funcionários.

Dia Euro de Maio ou "Euro May Day"
celebrado por uma rede de ativistas políticos e anti-capitalistas [principalmente mulheres e grupos de imigrantes na maioria da Europa Ocidental], contra a precariedade da vida dos migrantes e trabalhadores temporários.

Dia Internacional da Guerrilha Girassol ou "International Sunflower Guerrilla Gardening Day"
celebrado desde 2007 por jardineiros de guerrilha da cidade belga de Bruxelas [também conhecidos como "os fazendeiros de Bruxelas"], que conta com o apoio da "rede Guerrilla Gardening", num dia em que os jardineiros de guerrilha em todo o mundo [praticantes da jardinagem em terras alheias e sem a necessária permissão] espalham sementes de girassol em locais públicos no seu bairro, sendo que, na prática, esse evento de 1º de maio é limitado a regiões do hemisfério norte, onde o clima e a estação do ano favorecem tal plantação].

Dia Mundial do Trabalhador ou "World Labor Day"
comemorado em muitos países e declarado oficialmente como feriado nacional no Brasil pela Lei Nº 662 de 6 de abril de 1949, que foi alterada pela Lei Nº 10.607 DE 19 de dezembro de 2002, cuja celebração teria sido instituída em junho de 1889 na cidade francesa de Paris, como "Dia da Solidariedade Internacional dos Trabalhadores" ou "Day of International Solidarity of Workers", durante um "Congresso da Internacional Socialista", para marcar a data da greve geral iniciada em 1 de maio de 1886 na cidade norte-americana de Chicago e principal centro industrial dos Estados Unidos na época], quando milhares de trabalhadores foram às ruas com manifestações, passeatas, piquetes e discursos para protestar contra as condições desumanas a que eram submetidos, exigindo a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, com prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre operários e a polícia, durante uma dura repressão ao movimento dos trabalhadores de então.

Dia Global do Amor ou "Global Love Day"
comemoração promovida desde 2004 pela Fundação do Amor ou "Love Foundation" a partir dos Estados Unidos da América, em prol do amor entre as pessoas, que pode transformar a humanidade e que tem sido celebrado em muitos países de todo o mundo.

Dia Municipal do Baile da Saudade
comemoração não confirmada da cidade brasileira de São Paulo-SP.

Dia Nacional do Amor
comemorado com muitos beijos na República Tcheca, quando os casais experimentam a maravilhosa arte de beijar em namoros junto ao memorial do poeta tcheco, Karel Hynek Macha, na cidade tcheca de Praga.

Dia Nacional do Diaconato
comemorado por seguidores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.

Dia Nacional do Grupo Missionário de Adolescentes
comemorado por membros da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.

Dia Nacional pela Paz no Trânsito
comemorado no Brasil, para marcar a data da morte do piloto brasileiro de Fórmula-1, Ayrton Senna da Silva, que faleceu em 1 de maio de 1994, enquanto vítima de um fatal acidente na curva Tamburello, durante a 6ª volta do Grande Prêmio de Ímola em San Marino na Itália.

38 Santos Cristãos em 1 de maio (leia em ± 00:03:01).

Uma terça, 121º dia de 2018: daqui 309 dias, 16:29:36, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/194

Dia da Beata Mafalda de Arouca em Portugal.

Dia da Beata Petronila de Moncel de Beauvais na França.

Dia de Santa Berta de Avenay.

Dia de Santa Grata de Bérgamo ou da Lombardia na Itália.

Dia de Santa Isidora do Egito.

Dia de Santa Paciência
Mãe de São Lourenço.

Dia de Santa Panacéia de Quarona.

Dia de Santa Quivoca de Kyle.

Dia de Santa Walpurga
festejada nessa data em várias regiões da Europa central e do norte.

Dia de Santo Acácio de Amiens.

Dia de Santo Acéolo de Amiens.

Dia de Santo Albino.

Dia de Santo Amador de Auxerre na França.

Dia de Santo Andréolo de Esmirna da Anatólia na Turquia ou de Viviers na França.

Dia de Santo Arigio de Gap da Provença na França.

Dia de Santo Asaf de Llan-Elwy do País de Gales no Reino Unido.

Dia de Santo Augustin Schoeffer de Mittelbronn na França ou de Tay Son no Vietnã.

Dia de Santo Evermaro de Tongres.

Dia de Santo Orêncio de Auch da Aquitânia na França.

Dia de Santo Orêncio
Pai de São Lourenço.

Dia de São Brioco de Saint-Brieuc
tido como um dos sete santos fundadores da Bretanha.

Dia de São Celaio de Killala.

Dia de São Brieuc de Cambria do País de Gales no Reino Unido ou da Bretanha Menor na França.

Dia de São Filipe Apóstolo
venerado nessa data pela Igreja Anglicana.

Dia de São Jeremias
profeta bíblico do Antigo Testamento.

Dia de São Germano.

Dia de São José Operário de Nazaré em Israel.

Dia de São Marculfo de Nanteuil ou da Bretanha Menor na França.

Dia de São Peregrino Laziosi de Forli da Emília na Itália
protetor dos doentes de câncer.

Dia de São Ricardo Pampuri de Trivolzio ou de Milão na Itália.

Dia de São Sigismundo da Burgúndia ou da Borgonha de Agaune na Suíça ou de Orleans na França.

Dia de São Teodardo de Narbona ou de Montauban da Gália Narbonense na França.

Dia de São Tiago [O "Menor"]
venerado nessa data pela Igreja Anglicana.

Dia de São Torquato de Guadix na Espanha Meridional e Companheiros Tesifonte de Bergium
atual Berja), Esicio de Cárcer - atual Carcesa), Indalecio de Urci - atual Almería), Segundo de Ábula - atual Abla), Eufrásio de Iliturgi - atual Andújar) e Cecílio de Illiberis - atual Elvira em Granada.

Dia do Beato Aldebrando ou Hildebrando de Fossombrone do Piceno na Itália.

Dia do Beato Clemente Septyckyj de Wladimir na Rússia.

Dia do Beato Juliano Cesarello de Castello di Valle dIstria na Itália.

Dia do Beato Vivaldo ou Ubaldo de São Giminiano de Montaione da Toscana na Itália.

13 Datas de cidades em 1 de maio (leia em ± 00:01:22).

Uma terça, 121º dia de 2018: daqui 309 dias, 16:29:36, com exibição em tempo real.

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/194

Dia da Fundação do município brasileiro de Abreulândia.
Estado de Tocantins.

Dia da Fundação do município brasileiro de Assaí.
Estado do Paraná.

Dia da Fundação do município brasileiro de Buritizal.
Estado de São Paulo.

Dia da Fundação do município brasileiro de Glória.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Ibicaré.
Estado de Santa Catarina.

Dia da Fundação do município brasileiro de Inhumas.
Estado de Goiás.

Dia da Fundação do município brasileiro de Paripiranga.
Estado da Bahia.

Dia da Fundação do município brasileiro de Parobé.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de Primeiro de Maio.
Estado do Paraná.

Dia da Fundação do município brasileiro de São Sebastião do Caí.
Estado do Rio Grande do Sul.

Dia da Fundação do município brasileiro de São José dos Ramos.
Estado da Paraíba.

Dia da Fundação do município brasileiro de Serra do Navio.
Estado do Amapá.

Dia do aniversário do município brasileiro de Murutinga do Sul.
Estado de São Paulo.

Para dúvidas, críticas, sugestões, reclamações, convites e outros assuntos, por favor, Entre em contato

Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/194

A maior coleção [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês!